Educação

Nutrição - Unimar oferece especialização em alimentação coletiva

Nutrição - Unimar oferece especialização em alimentação coletiva

O mercado de trabalho para quem se forma em Nutrição é bem abrangente. Ainda durante a graduação, os estudantes conhecem a realidade de diversas áreas como hospitalar, clínica, saúde pública e alimentação e nutrição coletiva. Esta última vem se tornando cada vez mais promissora principalmente pela alta demanda e falta de profissionais especializados.

A atuação em nutrição coletiva está ligada a assistência e a educação nutricional de indivíduos (sadios ou enfermos) e coletividades. O nutricionista promove a saúde por meio de pesquisas, programas, campanhas e atendimento em Nutrição ou em conjunto com outros profissionais da saúde. De acordo com a docente da Universidade de Marília (Unimar), Ma. Tânia Corrêa Miller tanto o setor privado quanto o público têm absorvido muitos desses profissionais para diversas funções.

“Há uma carência de profissionais habilitados em relação ao atendimento na alimentação coletiva, frente à demanda que requisita os serviços especializados nos diversos locais de atuação. Sendo especialista na área, o profissional pode atuar em diversos níveis de mercado, incluindo Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), creches e escolas, restaurantes comerciais e refeições-convênio”, explica.

Tânia é coordenadora do curso de especialização em Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) e da Alimentação Escolar (AE) da Unimar, pós-graduação que tem a intenção de capacitar e atualizar nutricionistas para atuação diferenciada na área. “O leque de opções para o profissional é muito grande e a especialização pode lhe dar o necessário para se destacar na área de alimentação coletiva, em instituições públicas e privadas, no campo da alimentação escolar e alimentação institucional, entre outras”, comenta.

Segundo ela, o especialista terá a compreensão de todos os processos envolvidos desde o início da cadeia alimentar até o consumidor, através do desenvolvimento de competências nas áreas de planejamento estratégico, gestão de processos com segurança alimentar, administração financeira, educação nutricional de coletividades.

A especialização da Unimar fornece embasamento e a preparação necessária para o aprimoramento profissional para atuar de forma diferenciada no campo da alimentação institucional e escolar. “As disciplinas serão norteadas pela adequação aos avanços tecnológicos e científicos às conquistas sociais, dentro de uma perspectiva de reconstrução permanente da própria prática”, finaliza.

O curso, que terá aulas semanais aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h, ainda recebe inscrições para as últimas vagas. O investimento é de 18 parcelas de R$ 380,00 e a matrícula no valor de R$ 190,00. Mais informações no site www.unimar.br/cursos/pos .