Marília

Fotos em ônibus vão controlar fraudes com cartões em Marília

Fotos em ônibus vão controlar fraudes com cartões em Marília

Um sistema de biometria facial, que fotografa passageiros e arquiva imagens, vai ajudar a empresa Grande Marília a controlar fraudes com uso de cartões de desconto para passagens de ônibus em Marília.

O sistema chamado Max Face foi desenvolvido pela Transdata Smart, apontada pela Grande Marília como a  principal empresa do Brasil em soluções dedicadas à mobilidade urbana. Toda a frota já está equipada.

A câmera do sistema fotografa os passageiros durante o embarque e armazena as imagens sempre que for usado cartão com benefício de desconto, como isentos ou estudantes.

Quando o ônibus encerra seu turno, as fotos são enviadas para uma central de informações e um software faz a análise automática para comparar com imagens cadastradas. Caso haja suspeitas de fraudes, um funcionário faz verificação pessoal para análise de informações.

Caso seja identificada fraude, a empresa poderá tomar medidas como bloqueio temporário do cartão. A empresa não divulgou como será notificação do passageiro ou forma de justificativa para suspeitas na utilização.  

“Algumas empresas de ônibus registram um crescimento repentino na utilização de cartões de isento ou de estudante em diversas viagens em um único dia. A constatação indica que passageiros podem estar usufruindo destes direitos de forma irregular”, diz Devanir Magrini, diretor comercial da Transdata Smart.

Segundo o diretor executivo Grande Marília, Marcos Jacomelli, a solução deve inibir o uso indevido de benefícios nas tarifas de ônibus públicos que utilizem bilhetagem eletrônica.