O piloto da Gol Oberdan Jordão, nascido em Pompéia e formado pelo Aeroclube de Marília,arrancou aplausos de passageiros com discurso de despedida em seu último voo comercial. O áudio chegou à internet e emociona pessoas com milhares de acessos.
Oderban completou 52 anos de atividade em avião, com mais de 30 mil horas de vôo no país e em diferentes pontos do exterior. Tirou seu primeiro brevê em Marília, em 1965.
Segundo o companheiro de atividade Pláutio Zani, que tirou brevê um ano depois na cidade, Oberdan permaneceu em vôos regionais por mais algum tempo enquanto acumula horas de voo para iniciar carreira como piloto comercial. E conseguiu começar em alto estilo.
No final dos anos 60 o piloto foi aprovado para treinamento em uma escola especial de pilotos da Varig, com sede no Rio Grande do Sul, em que recebeu treinamento técnico e formação pessoal para ser piloto internacional.
Oberdan voou com a companhia por muitos anos, até o fechamento da Varig. Depois transferiu-se para a Gol e com a empresa também fez muitos vôos internacionais. Na despedida, em mensagem aos passageiros, agradeceu à sua família, comissários, amigos, chefes e aos passageiros, que aplaudiram.
O último vôo foi feito entre Brasília e São Paulo. “Minha carreira na aviação foi longa e bonita. Voei, praticamente, pelo mundo todo.” Ouça abaixo o discurso do piloto