A Santa Casa de Marília faz na próxima semana reunião bimestral de uma comissão especialmente criada para Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, o lixo produzido no atendimento. O objetivo é reforçar orientação e controle do descarte seguro deste material.
“Também fazemos um trabalho junto com a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) do hospital para mostrar aos colaboradores as consequências que podem ser trazidas se não forem seguidas as orientações à risca”, comentou a coordenadora da Comissão a enfermeira, Silvana Martins Dias Toni.
Integrante do SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa), Silvana explica que o descarte usa três modelos de destinação de resíduos, identificados por cor das embalagens.
Nos coletores de cor amarela devem ser depositados os perfuro-cortantes; nos sacos plásticos de cor branca os infectantes e no de cor preta o lixo comum. “Os sacos plásticos precisam ter a gramatura determinada pelas normas técnicas”.
A comissão conta com 11 membros de diversos setores do hospital. Nestes encontros, são trazidas as demandas de localidades diferentes da instituição para que sejam apontadas soluções. Inspeções acontecem constantemente no Pronto-Atendimento, Ambulatórios, Enfermarias e Alas de Internações.
Além de orientar a destinação, as normas visam minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro, de forma eficiente, que envolve proteção à saúde dos envolvidos, da comunidade e proteção ambiental.
Por isso, o trabalho é Programa desenvolvido pelo hospital no gerenciamento de resíduos tem o acompanhamento da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e da Secretaria Municipal da Saúde.