Educação

Rede municipal encerra etapa de capacitação para atender estudantes

Rede municipal encerra etapa de capacitação para atender estudantes

A Secretaria Municipal de Educação em Marília encerrou mais uma etapa em programa de capacitação e planejamento de atividades com auxiliares de desenvolvimento escolar (ADE), cuidadores terceirizados e atendentes de escola. Neste período, professores, coordenadores e diretores definem estratégias, metas e ações para o ano letivo.

As oficinas, com apoio de parceiros e especialistas que também são servidores municipais, foram realizadas na Emei Mãe Cristina, Biblioteca Municipal e auditório anexo à sede da secretaria. Com conteúdo teórico e prático, as capacitações ocorreram em diferentes períodos para atender a todos os funcionários.

O secretário Beto Cavallari destaca a importância do treinamento para a qualidade do atendimento. “Foram contemplados vários tópicos de relevância com os diversos públicos, das atendentes aos professores”, afirmou o educador, responsável pela pasta.

Na Emei Mãe Cristina, pelo menos 200 auxiliares de desenvolvimento escolar, que apoiam professores no cuidado a crianças com idades de quatro meses à cinco anos, receberam um treinamento em Primeiros Socorros com uma equipe especializada do Corpo de Bombeiros.

Gislaine Martins Tunes Ferreira, cabo do Corpo de Bombeiros e responsável pela comunicação e programa de Educação Pública em Marília, explica que nessa faixa etária não são raras as ocorrências de engasgamento. Também podem ocorrer acidentes que exigem RCP (Reanimação Cardiorrespiratória), portanto, o conhecimento sobre os primeiros socorros são fundamentais.

“A possibilidade de sucesso em uma ocorrência são muito maiores quando os procedimentos são feitos de forma adequada e imediata, ainda no local da ocorrência. Trazer essa informação para os profissionais da educação qualifica estes servidores ainda mais”, disse a instrutora, que ministrou o curso ao lado do sargento Cleginaldo Rodrigues de Pontes.

NUTRIÇÃO

O treinamento das atendentes (merendeiras), com cerca de 200 colaboradoras, abordou questões sobre a recepção de alimentos, controle, qualidade, manejo e conservação, preparo e distribuição das refeições. A capacitação foi ministrada pela nutricionista Cláudia Campos.

Em Marília, diariamente, são servidas 52 mil pratos em escolas municipais de ensino infantil e fundamental, estabelecimentos estaduais (por meio de convênio) e entidades conveniadas à Prefeitura. O serviço começa com o suporte da Cozinha Piloto e só termina nos refeitórios das escolas, com controle de qualidade durante todo o processo.

CUIDADOS ESPECIAIS

Também passaram por oficina de capacitação os cerca de 130 cuidadores que atuam na rede municipal, onde existem 248 alunos com deficiência. De acordo com a demanda apontada pelos próprios gestores e professores, os profissionais foram contratados para turnos de seis e oito horas.

Rosemary Corrêa Galvão de Castro Batista, diretora do Centro Escola Municipal de atendimento Educacional Especializado (CEMAEE) fez a abertura ao lado do secretário, professor Beto Cavallari, e da supervisora da empresa Conviva, Almerinda Fonseca.