Marília vai participar no dia 19 (domingo) em um movimento mundial que vai plantar árvores e incentivar cuidados ambientais em pelo menos dez países. O Plantio Global é uma ação comunitária que envolve diferentes grupos de defesa ambiental e qualidade de vida.
A ação está em fase final de planejamento e organização que inclui uma reunião com moradores do bairro nesta quinta-feira e encontros com serviços públicos para regularização e suporte às atividades. A Secretaria de Limpeza e Meio Ambiente deve colaborar com preparo de covas e doação de mudas, além de orientar plantio.
“Há regras como tipo de plantas e locais. Em rotatórias, por exemplo, é proibido plantar árvores por questões de segurança e visibilidade”, explica André Sanches Cibantos, ativista ambiental com anos de atuação na cidade e um dos organizadores do evento.
André Cibantos destaca que os cuidados vão além do plantio e incluem conscientização e envolvimento dos moradores na preservação e utilização consciente dos espaços arborizados.
A ideia do movimento é promover ações planejadas e executadas de maneira integrada para plantios de árvores nativas de cada região.
Para isso, forma grupos em cada um dos municípios, com obrigação de fazer planejamento, preparo e mobilização para plantio e para integração aos programas urbanísticos locais. O Plantio Global unifica os diferentes grupos.
O plantio será realizado das 8h às 18h a partir da praça multiuso do Jardim Cavallari, na zona oeste de Marília, e pode envolver até 150 mudas em diferentes pontos do bairro. O movimento tem uma página no Facebook para adesão de interessados e discussões sobre o projeto e as atividades.