Mulher

Câmara faz homenagens a mulheres e destaca desafios

Câmara faz homenagens a mulheres e destaca desafios

Uma solenidade com plenário e galerias lotados, público no salão externo assistindo pelo telão e momentos de bom humor e muita emoção marcaram na noite desta sexta-feira uma sessão solene da Câmara de Marília em homenagem ao dia internacional da Mulher, celebrado na quarta-feira, dia 8.

A sessão entregou certificados de homenagem a 15 mulheres de diferentes setores da comunidade por sua atuação em valorização, respeito e reconhecimento às mulheres. Mostrou informações, medidas e preocupações das mulheres com desafios a serem enfrentados.

Realizada por iniciativa do vereador Cícero da Silva (PV), a sessão reuniu lideranças de diferentes segmentos e contou com a presença do prefeito Daniel Alonso.

Cicero da Silva destacou em seu discurso os desafios de mulheres, especialmente de baixa renda, e sua importância na coletividade.

A tradutora Cleide Santos Silva, que falou em nome das homenageadas, lembrou história dos movimentos de valorização da mulher e destacou os desafios ainda maiores para mulheres portadoras de deficiências e necessidades especiais.

Lembrou que estas mulheres enfrentam ainda mais dificuldade em espaço profissional, valorização salarial, além dos desafios sociais, de mobilidade, segurança que afetam outras mulheres.

A coordenadora de políticas públicas para Mulheres em Marília, Jaqueline Primaz, defendeu que as mulheres devem ampliar sua atuação no mundo da ciência e mercado de trabalho, disse que a luta por reconhecimento continua. Lembrou historia de superação de Carla Tesani, destaque profissional no setor de construção civil, mundo tradicionalmente masculino, e anunciou um programa de qualiicação e geração de renda.

O prefeito Daniel Alonso disse que além de transformar o mercado e espaços na coletividade, a luta das mulheres também transforma os homens.

O reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, acompanhou a solenidade que homenageou suas duas filhas, Fernanda e Márcia, hoje dirigentes na instituição. Lembrou que ambas são nascidas e formadas em Marília, exercem aqui suas atividades e destacou a importância de manter a valorização das mulheres todos os dias.

“Sou suspeito para falar, estão aqui homenageadas minhas duas filhas, que nasceram em Marília, vivem aqui, estão assumindo muito bem as funções na universidade. E a universidade tem muito a oferecer em espaço, contribuição e iniciativas para reconhecimento e valorização da mulher.”

Conheça as homenageadas.


Ângela Maria Alves
Natural de Manduri-SP, casada, um filho, Rafael, mudou-se para Marília em 1981. Em 1984 ingressou na Famema, no setor de higiene hospitalar. Efetivada como recepcionista, onde atua até hoje

Aparecida Augusta dos Santos Reis
Casada, mãe de quatro filhas – Roberta, Aline, Elisângela e Renata -, trabalhou como empregada doméstica até os 32 anos, quando foi aprovada em concurso para Gari em Marília


Cleide Santos da Silva
Formada em letras, especializada em tradução em Espanhol, foi presidente da Associação dos Professores e Estudantes de Espanhol, tradutora na entrega do prêmio Nobel da Paz para a guatemalteca Roberta Menchú, é também presidente da Associação de Apoio ao Deficiente Físico de Marília.


Edileuza Maria de Souza
Nascida em Pernambuco, mãe de Paulo, Ana Carolina e Léia, é formada em serviço social e hoje atua como assistente social na oncologia da Famema, coordenadora na Assembleia de Deus de Marília.


Ester Mota Siqueira
Nascida em Guaratinguetá, mãe de Mateus e Rubens, ingressou na PM em 2011 e foi transferida para Marília em 2011. Especializada, tornou-se a primeira praça feminina a atuar na cavalaria no interior do Estado. Participa do projeto de Equoterapia.


Fernanda Mesquita Serva
Nascida em Marília, advogada, mestre em direito e doutoranda em Educação, é pró-reitora de Ação Comunitária da Unimar


Fernanda Santos Benini
Nascida em Marília, mãe de Júlia e Arthur, é formada em administração de empresas e atua como assistente-administrativa na Cooperativa de Crédito Sicoob-Cocredi.


Márcia Mesquita Serva Reis
Nascida em Marília, mãe de Júlia e Henrique, graduada em administração com duas especializações, foi responsável pela implantação e gerência do ambulatório de especialidades médicas da Unimar. É presidente da Associação Beneficente Hospital Universitário.


Maria Izabel Degani de Souza Bastos
Empresária, nascida em Marília, é conhecida como Bel Degani, mãe de Maisa, Renata, Carolina e Iara. Formada em educação física e em 1974 atuou em São Paulo como professora no ensino público. Em 1983 retornou para Marília, onde iniciou atividades em moda feminina. Hoje tem duas lojas em Marília e uma em Rio Preto.

Raquel Cristina Ferraroni Sanches
Graduada em pedagogia, mestre e doutora em Educação, com pós-doutorado em democracia e direitos humanos, professora do programa de mestrado em direito e pró-reitora de graduação do Univem

Sueli Andruccioli Felix
Licenciada em história, é bacharel em ciências sociais e licenciada em estudos sociais pela Unesp, é também mestre e doutora em geografia, docente no curso de pós-graduação em ciências sociais da Unesp em Marília.


Vanessa Buoro Morilhe de Agostinho
Capitã da Polícia Militar, mãe de João Gabriel,  ingressou na PM em 1999, foi comandante da força de patrulha e por pelo menos cinco anos chefiou serviço de inteligência em Assis. Em 2010 iniciou atividades no Batalhão em Marília e designada para atuar na Força Tática, em funções sempre exercidas por homens. Primeira oficial da PM no interior a concluir curso de prova montada.


Viviane Boacnin Yoneda Sponchiado
Bacharel em Direito, mestranda em Teoria do Direito e do Estado pelo Univem, é membro do comitê de enfrentamento ao Trafico de Pessoas no Estado, foi escrivã de polícia antes de ser aprovada em concurso para delegada. Autora de projeto selecionado para Feira de Projetos de Direitos Humanos, em São Paulo.


Miriam Aparecida Elias Khalil
Nascida em São Paulo, frequentadora do Lions Club por 40 anos, onde seu esposo, o empresário Subhi Khalil, foi presidente. Durante 20 anos atua como voluntária na Apae de Marília.


Vera Lucia da Silva
Radialista conhecida como Lucinha Lins, mãe de Marcela, Monica e Maisa,  tem uma história de superação: trabalhava na lavoura ainda criança até ser encaminhada pela família a pais adotivos que puderam garantir estudo e melhor condição de vida. Iniciou Carreira em Lins e em 1984 veio para Marília, onde trabalhou em todas as emissoras. Por mais de 18 anos apresentou o programa Ao Mestre com Carinho, na rádio Itaipu FM.

Veja galeria de fotos aqui: