Uma campanha nacional divulga banners, informativos e mensagens para estimular usuários a melhorar o relacionamento no transporte coletivo, especialmente ônibus, e evitar situações de conflito, desconforto e desrespeito. A campanha já chegou a Marília e começa a receber divulgação pelas empresas prestadores do serviço na cidade, Sorriso e Grande Marília.
O objetivo é dar mais visibilidade a conceitos simples e antigos, como ceder vaga para clientes preferenciais – idosos, gestantes, mulheres com bebes e portadores de necessidades especiais – , não jogar lixo ou sujar bancos e barras e respeitar trabalhadores envolvidos no atendimento.
Os banners extrapolam a relação dentro dos veículos e tratam de temas externos importantes, como acompanhar propostas de candidatos para transporte público, defender medidas de mobilidade pública, respeito à legislação de trânsito e conservação de espaços públicos utilizados pelo transporte.
A campanha é uma iniciativa da Associação Nacional de Transportes Urbanos, mas pretende envolver órgãos ligadas aos transportes, como associações e conselhos de usuários, sindicatos de trabalhadores nos transportes, lideranças comunitárias e outros envolvidos no serviço.
“A busca diária por um transporte de qualidade e eficiente também passa pela boa convivência entre os passageiros. A tolerância, o respeito e a gentileza são fundamentais para que a vida dos usuários do transporte público se torne menos estressante e melhor aproveitada”, aponta o material de divulgação da campanha.
Instituições e profissionais que desejem usar os banners e entrar na campanha podem acessar o material no Site Oficial do projeto. E você, já faz o bem no transporte?