Marília

Estado deixa Marília fora do maior mutirão de saúde

Estado deixa Marília fora do maior mutirão de saúde

O maior mutirão de saúde anunciado pelo governo de São Paulo vai envolver atendimento em apenas três cidades da região de Marília, que foi excluída do programa da Secretaria Estadual de Saúde.

O mutirão começa no próximo sábado, dia 18, e segue por uma semana até dia 25. Tupã, Assis e Ourinhos terão unidades envolvidas na iniciativa. Outras regionais, como Bauru, Prudente e Araçatuba, terão atendimento nas cidades sede.

Em todo o Estado a iniciativa pretende promover 130 mil atendimentos na capital, grande São Paulo e parte do interior e litoral.

No Estado todo, cerca de 150 hospitais estaduais, centros de saúde e AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) terão agendas extras para antecipar consultas, exames e cirurgias para seus pacientes.

Esses atendimentos, nas mais diversas especialidades, foram previamente programados com as pessoas já inscritas em cada unidade.

A iniciativa também prevê ações preventivas. Todos os AMEs do Estado estarão abertos aos sábados para a população realizar testes de glicemia e medição de pressão arterial, além de palestras e orientações sobre saúde e qualidade de vida.

Casos os exames identifiquem algum problema, os pacientes serão orientados para tratamento e acompanhamento. Em outras unidades do estado também serão realizados testes de colesterol e mamografias. 

O megamutirão de saúde visa reduzir a espera por atendimento e também incentivar as pessoas a cuidarem da saúde.

“Trata-se de uma ação para agilizar a realização de consultas e procedimentos, além de uma importante iniciativa de promoção e prevenção da saúde para a população paulista”, afirma David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

Os atendimentos do mutirão, que incluirão dois sábados, ocorrerão das 8h às 17h nas unidades. A lista completa dos serviços ofertados em cada unidade pode ser conferida na página oficial do mutirão