Marília

Unimar instala núcleo da Receita e cria serviço com inovação em ensino

Delegado da Receita, Edenilson Nunes, e a pró-reitora da Unimar, Fernada Mesquita serva, na assinatura do convênio – Rogério Martinez
Delegado da Receita, Edenilson Nunes, e a pró-reitora da Unimar, Fernada Mesquita serva, na assinatura do convênio – Rogério Martinez

A Unimar (Universidade de Marília) e a Delegacia da Receita Federal em Marília assinaram na noite desta terça-feira um convênio para instalar um ponto de atendimento do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), iniciativa para levar serviços e atendimento a contribuintes que não podem pagar contadores e não conseguem acompanhar todas as exigências legais sobre tributos.

Além de atender uma faixa da população que não consegue acesso aos serviços da Receita, o núcleo será um centro de prática e conhecimento para alunos, especialmente nas áreas de ciências contábeis e administração.

Assinaram o convênio a pró-reitora de Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva, e o delegado da Receita, Edenílson Nunes Freitas. Mas o evento trouxe para a cidade o superintendente adjunto da Receita Federal para o Estado de São Paulo, Marcelo Barreto, e a coordenadora do NAF, Ana Paula Sacchi Kuha.

“Hoje é um marco histórico. A gente exterioriza mais uma vez as parcerias e desta vez uma tão importante que é trazer um núcleo fiscal para dentro da universidade. É um espaço comunitário a partir do qual pessoas carentes vão ser atendidas com apoio da receita federal para dirimi duvidas e solucionar problemas para sua vida”, disse a pró-reitora.

Fernanda Serva lembrou que o ensino e aprendizado são processos contínuos e as atividades de extensão permitem esse aprendizado fora da sala de aula e em atividades práticas.


“Sair do aprendizado em sala para levar este conhecimento é um grande diferencial para o aluno. E saber que estudou em uma universidade que constitui um NAF com a Receita não apenas do ponto de vista do aprendizado, mas até do currículo, é um diferencial.”

Marcelo Barreto disse que a instalação do NAF atende diferentes objetivos: arrecadação, atendimento a contribuintes que hoje não têm acesso aos serviços e implantação de um serviço em uma região com arrecadação superior a muitos estados do país.

A Delegacia da Receita em Marília responde pela arrecadação, fiscalização e atendimento a contribuintes de 56 cidades.

“Atende um objetivo estratégico fundamental. A Receita não tem só ênfase de arrecadar, arrecadar, arrecadar. Passa por vários fundamentos como integridade, transparência, lealdade aos objetivos do órgão e por fim respeito ao cidadão”, disse o superintendente.

Ana Paula Sacchi, coordenadora do NAF, apresenta serviço a dirigentes, alunos, docentes e convidados na Unimar

A coordenadora do NAF disse que o órgão mantém trabalho permanente em busca de simplificação de serviços e acessos ao atendimento.

Lembrou que a constante inovação tecnológica e a constante mudança de legislação dificultam acompanhamento de todas as regras e formas de atendimento.

“Aqui tanto estudantes de ciências contábeis quanto de administração, quando optaram por estes cursos, vão trabalhar com Receita. Não tem como escapar. Por isso é importante esse contato, vocês já vão ser treinados durante a graduação”, disse Ana Paula Sacchi.

Edenílson Nunes Freitas apontou a evolução dos cursos na Unimar, que pode ser acompanhada no dia-a-dia das atividades e em medidas como reconhecimento pelo MEC, e a importância de criar o serviço em convênio com a faculdade.

Disse que o NAF vai ser um diferencial para formação profissional dos alunos e também um importante serviço para os contribuintes, pessoas físicas ou pequenas empresas que hoje não conseguem atendimento.

“A grande importância é que, além de sermos pioneiros nesta região, ao fechar este acordo permitimos que os alunos saiam mais preparados para o mercado de trabalho ainda fazemos um trabalho social muito importante”, explicou a professora Ana Cláudia Rossetto, coordenadora dos cursos de Administração e Contábeis.

A assinatura envolveu ainda a apresentação de uma peça teatral desenvolvida por servidores da Receita e teve auditório lotado para apresentação das informações.