Nacional

JBS suspende produção em Lins e mais 32 unidades

JBS suspende produção em Lins e mais 32 unidades

O grupo JBS, responsável por um frigorífico em Lins, suspendeu a produção de carne na unidade e em outras 32 mantidas em diferentes estados.Apenas os frigoríficos do grupo em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia mantêm atividades.

As atividades devem ser retomadas na próxima semana mas ainda assim com restrições. Em nota oficial, o grupo diz que está empenhado “na manutenção do emprego dos seus 125 mil colaboradores”no país.

“Para próxima semana, a Companhia irá operar em todas as suas unidades com uma redução de 35% da sua capacidade produtiva. Essas medidas visam ajustar a produção até que se tenha uma definição referente aos embargos impostos pelos países importadores da carne brasileira”, diz uma nota oficial divulgada pelo grupo

Países da União Europeia, a China e Coreia do Sul, entre outros, decidiram barrar temporariamente a compra de carne do Brasil após revelação de detalhes da Operação Carne Fraca, que apontou irregularidades em frigoríficos pelo país. Nos últimos dias, a exportação de carne brasileira despencou. 

Dados do ano passado indicam que até 40% da receita da JBS Mercosul, unidade do grupo que produz carne bovina, veio de exportações. A fábrica da Seara, do grupo JBS, em Lapa (PR), é uma das investigadas na operação.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Mato Grosso do Sul, a média de abates de fevereiro foi de 249.276 bovinos. Desse total, a JBS foi responsável por abater 119.211 animais, quase metade da produção do estado.