A primeira Feira de Mulheres de Marília, que vai reunir empreendedoras de diferentes segmentos neste domingo, dia 26, no Bosque Municipal, terá uma atração especial com uma oficina de turbantes, gratuita, com Jéssica Machado, ativista do movimento Negras Ginga e colunista do Giro.
A oficina orienta montagem de turbantes em diferentes estilos, forma de aproveitamento de tecidos e ainda apresenta informações sobre contexto histórico e social da peça e a influência da cultura afro e oriental, reproduzida em todo o mundo e que ganhou toques de alta costura.
A reprodução indiscriminada com turbante como peça de moda criou debates sobre preocupação com a perda de informações sobre o contexto histórico e cultural do modelo.
Em algumas sociedades, a forma de usar o turbante também implica informações de diferenças culturais e sociais das mulheres e homens com a peça, comum para público masculino em comunidades árabes e alvo de situações de preconceito.
As vagas para a oficina são limitadas e não é preciso levar o tecido. Inscrições devem ser feitas pelo email [email protected]. A atividade está prevista para 12h30.
Veja a programação de oficinas e troca de informações durante a feira, que acontece das 10h às 15h.
10:30 – Atividade de Musicalização para Mulheres, com o grupo Gerar e Amar.
Faixa etária: livre para todas as idades
11:30 – Xilogravura de Cordel com Thaís Doro.
Faixa etária: livre para todas as idades
12:30 – Oficina de Turbante com Jéssica dos Santos.
Faixa etária: livre para todas as idades
14:30 – Oficina de Bateria com a Bateria da UNESP
Faixa etária: 7 a 12 anos