Nacional

Trem descarrila e atinge prédios no Oeste Paulista

Trem descarrila e atinge prédios no Oeste Paulista

Um trem carregado de soja descarrilou nesta segunda-feira (27), no Centro de São José do Rio Preto e atingiu pelo menos dois imóveis desocupados na região. O acidente interditou trânsito e espalhou carga, além de deixar pelos menos dois vagões tombados para um complicado trabalho de remoção.

A composição seguia para o Porto de Santos. Informações da Defesa Civil indicam que problema nas rodas causaram o acidente. A linha é explorada pela empresa Rumo ALL, uma união de duas granees corporações que exploram ferrovias privatizadas no país, a Rumo e a América Logística.

É o segundo acidente do gênero em menos de quatro anos. Em 2013 um acidente com um  e matou oito pessoas. O acidente estimula uma campanha na cidade pela implantação de um “contorno ferroviário”, projeto que tramita na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), em Brasília. A implantação do contorno foi pedida ao presidente Michel Temer, que esteve em Rio Preto há alguns dias. 

A cidade defende afastamento das linhas comerciais e uso da malha ferroviária existente para sistemas de transporte urbano.