Terminou o prazo regimental para que candidatos envolvidos nas eleições para a direção da Famema apresentassem recursos contra o resultado da apuração, que deu vitória aos médicos Valdeir Fagundes de Queiroz e José Sgarbi.
O processo eleitoral segue para a próxima fase, que será encontro da Congregação Famema para oficializar o resultado e encaminhar ao governador Geraldo Alckmin a lista tríplice com os nomes dos candidatos e os resultados da votação.
O governador terá até 40 dias para indicar o novo diretor e o vice-diretor que vão responder pela Faculdade, o que projeta posse do novo mandato para maio deste ano, qualquer que seja o diretor nomeado.
A faculdade integra os cursos de medicina e enfermagem e reúne quase 300 docentes responsáveis pelos cursos e orientação de atendimento no complexo de hospitais, ambulatórios e centros de atendimento.
Tradicionalmente o governador acompanha os resultados da eleição. A diferença neste ano é que pela primeira vez uma chapa de oposição venceu. Valdir e Sgarbi receberam pouco mais de 54% dos votos e venceram nas três categorias de votação: docentes, funcionários e estudantes.
Enquanto não for publicada a portaria com as indicações, o atual diretor, Paulo Michelone, segue no comando da instituição.
A Famema, que completou 50 anos em 2016, é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia. Os três hospitais ligados à instituição – HC, Materno-Infantil e São Francisco – além dos ambulatórios e centros de atendimento médico formam outra autarquia ligada à Secretaria da Saúde.