Nacional

Grupo JBS retoma atividade em Lins, com produção reduzida

Grupo JBS retoma atividade em Lins, com produção reduzida

A JBS retomou hoje (27) com redução de 35% na capacidade de produção os abate de carne bovina nas unidades de Lins e Andradina, em São Paulo, e mais 31 espalhadas pelo país. A produção havia sido suspensa na semana passada para análise e avaliação de trabalho após efeitos e riscos de perdas com a Operação Carne Franca. 

A empresa informou que “está avaliando a retomada de sua capacidade produtiva após o fim do bloqueio das importações por parte de China, Chile e Egito, mas continua aguardando a definição de importantes mercados importadores como União Europeia e Hong Kong”.

A Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que investiga um esquema de suborno a fiscais agropecuários para liberação da venda de carnes inadequadas para o consumo. A Seara, uma das marcas da JBS, teve a unidade da Lapa (PR) citada no esquema, devido a supostas irregularidades no procedimento de Certificação Sanitária.

Pelo menos 19 países e a União Europeia suspenderam total ou parcialmente as importações de carnes brasileiras após o anúncio da Operação Carne Fraca. Mais quatro países, entre eles os Estados Unidos, reforçaram o controle sanitário para entrada do produto brasileiro.

O comissário de Saúde e Segurança Alimentar da União Europeia, Vytenis Andriukaitis, disse hoje em visita à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que a retomada de negócios depende de o país mostrar logo que tem controle sobre qualidade dos produtos. “O Brasil precisa agir o quanto antes, tomar medidas rapidamente, com boa cooperação e entendimento mútuo”, disse ele. 

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços informou que o valor médio diário por dia útil das exportação de carnes pelo Brasil caiu de US$ 62,2 milhões para US$ 50,5 milhões após a operação ser deflagrada. A queda foi de 19%. Seis frigoríficos tiveram atividades suspensas por causa da operação.