Era pra ser um Dia de Boas Ações, mas Marília terá dois em sequência e muitas atividades comunitárias para envolvimento de voluntários e atividades culturais. Nos dias 8 e 9 diferentes projetos sociais vão para as ruas levar carinho, limpeza, informações e atendimento para pessoas e animais em vulnerabilidade social.
O Dia de Boas Ações é o maior evento de ação voluntária no mundo e a cada ano ganha mais participantes e iniciativas na cidade. Além de promover atendimento direto, incentiva o trabalho voluntário e a integração da comunidade para solução de problemas comuns.
O Gratus, uma plataforma de promoção e divulgação de ações comunitárias, vai reunir projetos de atendimento a crianças, ONGs de atendimento a pessoas e animais, serviços públicos e atividades culturais para marcar a data.
O trabalho começa na manhã de sábado, dia 8, a partir de 9h, com limpeza da represa Cascata. Voluntários devem levar luvas e sacos de lixo para recolher material despejado na área da represa, um manancial no meio da cidade.
À tarde os voluntários fazem um café com visita a idosos do asilo Casa do Caminho, das 13h às 15h, e programa de atividades lúdicas com alunos especiais em parceria com Associação Down Entre Amigos e Anjos Guerreiros, das 15h30 às 17h30 na escola Realize, na avenida Vicente Ferreira.
Voluntários interessados em participar do programa podem estar nos locais de atividade no horário marcado ou agendar antes sua participação em contato com o Gratus pela página do Facebok ou no site do projeto, que já envolve apoio a 40 entidades.
No domingo as atividades vão para a praça da Emdurb, com roteiro de apresentações culturais e uma oficina de compostagem de material orgânico. De forma paralela, o evento terá exposição e venda de artesanato, banca para troca de sementes e mudas, arrecadação de roupas, suplementos, fraldas, alimentos e ração para abrigos de animais.