Marília

Grande Marília e Sorriso completam quatro anos de operação em 18 de maio

A empresa Grande Marília oferece 17 itinerários para as regiões Norte e Leste
A empresa Grande Marília oferece 17 itinerários para as regiões Norte e Leste

O município de Marília completa 88 anos neste dia 4 de abril de 2017 e sua população de cerca de 232 mil habitantes (IBGE/2016), concentrada (95%) nos 42 km2 de área urbana, é classificada por estar na 23ª melhor cidade do país para se viver (Firjan/2016) e na 47ª melhor em desenvolvimento humano (IDHM/2010).

Mas foi somente há quatro anos que conquistou um dos sistemas de transporte público coletivo mais modernos, seguro, econômico e com 100% de acessibilidade de todo o Brasil, quando as duas novas concessionárias do serviço contratadas pela prefeitura, as empresas Grande Marília e Sorriso de Marília, iniciaram suas operações, no dia 18 de maio de 2013.

Com cerca de 100 mil unidades imobiliárias, entre comerciais, industriais e não edificadas, a cidade possui uma malha viária quase que totalmente pavimentada, e por mais que passe por necessidades urgenciais de recapeamento em vários trechos, viabiliza de forma adequada a circulação e mobilidade urbana de cerca de 110 mil veículos, sendo 85 mil somente de automóveis.

Já o transporte coletivo possui uma frota diferenciada e ultramoderna, que se iniciou com 128 ônibus novos, todos monitorados por GPS, câmeras de circuito interno, adaptados para portadores de deficiência, com diferenciação de acentos para os vários tipos de clientes (acento amarelo é para idosos, gestantes, obesos, entre outros), sistema de trava automática, em que o veículo só se movimenta com as três portas fechadas e um programa permanente de treinamento e capacitação de seus profissionais.

O sistema moderno de transporte aplicado pelas atuais concessionárias oferece ainda, através de um programa de tarifação eletrônica, um atendimento igualitário e respeitoso a todos os 50 mil passageiros que circulam por dia nos 20 mil quilômetros rodados pelos diversos horários das 5h à meia-noite dos 36 itinerários (linhas), e uma Linha Noturna das 0h a 5h, oferecidos pelas duas empresas, 17 atendidos pela Grande Marília nas regiões Norte e Leste e 20 pela Sorriso de Marília nas regiões Sul e Oeste.

A empresa Sorriso de Marília oferece 20 itinerários para as regiões Sul e Oeste

Através do cartão eletrônico Marília Card tanto os trabalhadores, como os clientes em geral e inclusive os isentos (cerca de 30% dos passageiros pagam 50% por ser aluno, professor ou profissional da saúde ou não pagam nada por terem mais de 60 anos ou portarem algum tipo de deficiência) são beneficiados com a integração entre dois itinerários diferentes sem precisar pagar outra tarifa mesmo estando fora do terminal. Todos podem utilizar também toda a área do veículo.

“Ou seja, andar de ônibus em Marília vem ficando cada vez melhor e mais fácil, pois é possível traçar o trajeto desejado trocando de ônibus em qualquer um dos 1.203 pontos de embarque e desembarque espalhados por toda a malha viária urbana do município”, declarou um dos diretores da AMTU (Associação Mariliense de Transporte Urbano) e gerente operacional da Grande Marília, Marcos Jacomelli.

Segundo ele, 70% dos clientes já se cadastraram e receberam gratuitamente seu cartão eletrônico personalizado, que dá direito a integração fora do terminal e possibilita tanto facilitar o pagamento das tarifas de cada viagem como agilizar o embarque dos passageiros. “O ideal seria que todo cidadão retirasse seu cartão eletrônico para se utilizar da melhor forma o transporte, pois não há gasto ou custo a mais por isso e o controle eletrônico só melhora o planejamento estratégico das operações, pois identifica de forma exata quem, quando e por onde passam os clientes, apontando suas necessidades de locomoção. ”

A conquista do novo sistema de transporte coletivo de Marília demorou quase duas décadas para ser aprovado pelo Executivo, definindo que duas empresas dividissem o atendimento. A AMTU foi criada para unificar o relacionamento com os clientes e a população e vários canais de comunicação e atendimento foram criados para estreitar ainda mais este diálogo.

A sede da AMTU fica na Rua Maranhão, 43, e é também oferecido um guichê dentro do terminal, e ainda um site na Internet, adaptado ao formato mobile, para prestar informações, esclarecimentos e também receber questionamentos. O site é www.amtumarilia.com.br

Site da AMTU na Internet oferece informações, serviços e inclusive o cadastramento online e gratuito para a aquisição do Marília Card, pelo www.amtumarilia.com.br

Mais recentemente, aplicativos e programas de serviços online foram criados para oferecer guias de rotas, identificação da localização em tempo real de cada ônibus em circulação, bem como horários exatos de chegada em cada ponto de parada na cidade. Todos os veículos também foram equipados com câmeras de monitoramento tanto do motorista como dos passageiros, para se garantir maior segurança e se produzir registros fieis dos acontecimentos.

No contrato de concessão entre a prefeitura e as duas concessionárias, o atendimento é gerenciado e fiscalizado pela Emdurb, sob a condição de atender as necessidades sempre crescentes de mobilidade urbana da população. As últimas adequações que o sistema vem regularizando, por exemplo, está se adequando às mudanças de comportamento de uso do transporte em duas regiões que passam por grandes crescimentos populacionais, como o Distrito de Nóbrega, na Zona Norte, e do Nova Marília IV, na Zona Sul, por causa dos programas habitacionais populares.

“O transporte coletivo que oferecemos é uma operação dinâmica, viva, sempre em mudança, por ser complexa, por envolver o transporte de milhares de pessoas, por milhares de quilômetros, envolvendo centenas de colaboradores, com compromissos de horário, exigências de segurança e principalmente por um respeito à comunidade por se tratar de um serviço público de primeira necessidade social e econômica. É realmente difícil de agradar a todos e sempre, mas tomada as devidas proporções, creio que estamos conseguindo suprir as necessidades da grande maioria e sanando, cada vez mais, a cada dia, as reivindicações de todos que nos procuram, pois Marília é com certeza um dos locais mais agradáveis para se viver e desde que viemos para cá, a cada dia nos sentimos também cada vez mais apaixonados por esta cidade”, concluiu outro diretor da AMTU, e gerente operacional da Sorriso de Marília, Alexandre Santiago.

A AMTU oferece ainda um serviço gratuito de atendimento telefônico ao cliente, o Fale Conosco, pelo 0800-777-8181. A Emdub também oferece serviço semelhante pelo 156.