Marília

Daniel anuncia orçamento para obra do esgoto, desfile começa sem protesto

Daniel anuncia orçamento para obra do esgoto, desfile começa sem protesto

Já temos o orçamento para a retomada da obra do esgoto. Foi essa a frase principal em um discurso de aproximadamente 20 minutos em que o prefeito Daniel Alonso saudou o aniversário de 88 anos na abertura do desfile cívico-militar desta terça-feira em Marília.

A prefeitura prevê investimentos de mais R$ 45 milhões para a obra, que prevê a implantação de três estações de tratamento para o esgoto de toda a cidade.

O dinheiro é remanescente do repasse do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) liberados em 2012. A prefeitura espera terminar duas das três estações com a esta verba e a partir do encaminhamento dá obra conseguir os recursos restantes.

A retomada das obras depende ainda de uma licitação para contratar a empresa responsável pela obra. Segundo Daniel, engenheiros dá prefeitura é dá Caixa trabalham neste processo.

A gestão de Daniel será a quinta a divulgar e promover a obra como o grande projeto de investimentos na cidade.

Apesar de algum temor de que a fala do prefeito pudesse ser acompanhada por manifestações de servidores, Daniel não enfrentou o protesto convocado em redes sociais contra a falta de reajuste nos salários.

O Sindicato dos Servidores, que convocou uma manifestação para 8h30, não teve grande adesão e apenas levantou uma faixa contra a proposta de reajuste zero para os salários. Um movimento convocado pelas redes sociais para 9h também não mostrou adesão.

A falta de manifestações deixou a administração tão à vontade que o cerimonial envolveu uma “homenagem” aos servidores e sua participação na vida da cidade. O anúncio passou sem vaias ou aplausos.

O discurso repetiu modelo das últimas críticas políticas e sem citar nomes o prefeito lembrou as dívidas herdadas, quebradeira de máquinas e a fracassada tentativa de privatizar os serviços de água e esgoto na cidade.

“Assumimos a prefeitura sem remédios nos postos de saúde. Com muitas dificuldades também para abastecimento das merendas nas cidades. Mas posso dizer que pelo menos os remédios básicos temos. As nossas escolas receberam cem toneladas de alimentos.”

A solenidade de comemoração dos 88 anos de Marília teve hino nacional, hasteamento de bandeiras e apresentação da banda marcial. Apenas o prefeito discursou, apesar da presença de vereadores e secretários.

O vice-prefeito, Antonio Augusto Ambrósio, o Tato, não participou da comemoração. Também faltaram os “deputados da cidade”.

Abelardo Camarinha, deputado estadual pelo PSB e adversário político de Daniel, e Walter Ihoshi,  deputado federal do PSD, que fez campanha contra mas passou a apoiar Daniel após a eleição, não participaram e não tiverem representantes oficiais anunciados no evento.

Pela primeira vez, a ONG Matra, que fiscaliza gastos e contas públicas, teve espaço na celebração. A direção da ONG entregou ao prefeito os resultados de um encontro realizado em janeiro com o tema Encontro Por Marília, que traçiu cenários da vida atual na cidade e propostas para desenvolvimento e políticas públicas.

A solenidade teve ainda a entrega de prêmios a duas alunas da rede municipal de educação vencedoras de concurso para textos e desenhos sobre o aniversário. O concurso usou o lema da administração, “Cidade linda, limpa e próspera”.

Mayra Rangel Teixeira, da Emef Antonio Moral, e Vitória Gouveia Rodrigues, da Emei Sítio do Pica-Pau Amarelo, ganharam uma bicicleta cada.