Marília

Luto – Morre em Marília a professora Maria do Carmo Camarinha

Maria do Carmo Camarinha com o marido, Josué Camarinha, na entrega do título de Cidadã Mariliense – Câmara de Marília
Maria do Carmo Camarinha com o marido, Josué Camarinha, na entrega do título de Cidadã Mariliense – Câmara de Marília

Faleceu no início desta sexta-feira em Marília a professora aposentada Maria do Carmo Guimarães Camarinha, 92, reconhecida por sua atuação na rede pública de ensino e por ser a matriarca em uma família de líderes políticos na cidade.

Nascida em Santa Cruz do Rio Pardo, filha do ex-prefeito daquela cidade, Abelardo Pinheiro Guimarães, a professora Maria do Carmo casou-se ainda lá com Josué Camarinha. Na cidade também nasceram seus filhos, incluindo o deputado estadual Abelardo Camarinha.

A família mudou-se para Marília em 1955, quando Josué assumiu a função de cartorário responsável pelo 3º Cartório de Notas, que passou a ser conhecido por seu sobrenome.

Josué tornou-se vereador e presidente da Câmara, função que deixou antes do mandato encerrado em 1976, quando Abelardo foi eleito vereador. Faleceu em 2006.

O casal teve quatro filhos: Josué Guimarães Camarinha, Maria Dagmar Camarinha Gonsales, José Abelardo Guimarães Camarinha e Maria Cristina Guimarães Camarinha.

Maria do Carmo foi presença freqüente em encontros e atos políticos com o marido, o filho e depois os netos, o ex-prefeito e ex-deputado estadual, Vinícius Camarinha, e o ex-vereador Marcos Camarinha, filho de Josué, o Zezinho Camarinha, que assumiu o comando do cartório.

Maria do Carmo lecionou por pelo menos 35 anos com atuação na escola Thomaz Antonio Gonzaga, o “primeiro grupo”, onde hoje funciona a diretoria regional de ensino. Passou a maior parte de sua vida na residência da família na rua Goiás, próxima à escola e à praça onde funciona a Emei Monteiro Lobato.

A professora recebeu o título de cidadã mariliense em 1998, por iniciativa do vereador Valter Cavina, que era companheiro de Josué no Rotary Club de Marília, onde a professora exercia atividades comunitárias pela Casa da Amizade.

“Queríamos que nossos amigos e familiares ficassem em nosso meio para sempre, mas infelizmente não é assim”, disse Vinícius em comunicado público sobre o falecimento da avó.

A professora, que vivia em um apartamento no centro da cidade, estava internada na Santa Casa de Marília em tratamento há alguns dias. O velório será feito a partir das 14h30 no Salão Nobre do Velório Municipal e o sepultamento está previsto para 18h desta sexta.

Veja abaixo a íntegra do comunicado divulgado por Vinícius Camarinha:

Queríamos que nossos amigos e familiares ficassem em nosso meio para sempre, mas infelizmente não é assim. Faleceu hoje minha avó paterna Maria do Carmo Guimarães Camarinha, abençoada por Deus por ter vivido com muita saúde, amor e alegria até os 92 anos.

Com uma vida dedicada ao magistério, professora por mais de 35 anos, na antiga escola Thomas Antônio Gonzaga, ela ajudou a formar centenas de mariliense e era querida por todos, alunos e colegas de profissão.

Mulher dedicada, religiosa, amorosa e que sempre gostava de ter a família por perto. Amada pelos filhos e netos, tinha na família seu maior amor!

Os amigos, sem exceção eram recebidos de braços abertos sempre com bom humor e alegria que lhe era peculiar.

Ficam as lembranças, a gratidão pelo exemplo e a saudade!

Vovó do Carmo, descanse em paz junto de Deus, de nossos familiares e amigos!!!

Vinicius Camarinha”