Dezenas de voluntários, meses de preparação, muita trabalho de organização nos últimos dias e previsão de tempo bom, sem chuvas. É assim que a Paróquia Santa Rita de Cássia chega nesta sexta-feira à sua 23ª edição nesta sexta-feira em Marília.
O evento, que todos os anos atrai milhares de fieis, acontece no Parque do Povo, no bairro Nova Marília, com participação de pelo menos 250 pessoas, pelo menos 180 delas diretamente em ação como atores e figurantes.
Conta a mais celebrada histórica bíblica, com os últimos momentos de Jesus Cristo antes da condenação, a crucificação e ressurreição conforme descrito na bíblia.
O roteiro começa com o jejum e tentação no deserto, conspiração, celebração do lava pés, última ceia, prisão, julgamento, flagelação, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
A encenação está no calendário oficial do município e a expectativa é atrair até 15 mil pessoas neste ano. Além da organização da paróquia, o evento conta com apoio de empresas, lideranças e da Prefeitura de Marília.
A encenação integra também o calendário de atividades da Diocese de Marília para os últimos dias da Semana Santa.
Nesta quinta-feira foram celebradas missas especiais em toda a Diocese e na catedral de São Bento, com a tradicional Instituição de Eucaristia e Sacerdócio com gesto do lava pés.
Hoje, antes da encenação, a Diocese promove uma procissão, a partir de 18h, com saída da catedral e caminhada até a paróquia de Santo Antonio.
Neste sábado acontece a vigília solene a partir das 19h na catedral e em algumas paróquias. No domingo a matriz terá as missas normais às 7h, 10h, 18h e 19h.