A série de feriados e finais de semana prolongados em abril está provocando impacto negativo na doação de sangue em Marília e o Hemocentro da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) procura doadores, especialmente de sangue com tipo B negativo e AB negativo, considerados mais raros
As campanhas de incentivo também atingem doadores que já passaram dos tipos mais comuns. Objetivo é manter estoques regulares.
“Continuamos mobilizando as pessoas para que venham ao Hemocentro doar. Os feriados atrapalham e as demandas se mantêm. Nossos estoques de bolsas dos tipos sanguíneos negativos estão em alerta”. diz a assistente social do Hemocentro, Lucimara Custódio Faustino.
Os tipos B negativo e AB negativo aparecem no controle de estoque com apenas três bolsas cada. Também há poucas bolsas de sangue A negativo.
Para doar sangue é preciso pesar acima de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, apresentar bom estado de saúde, não estar fazendo uso de nenhum tipo de medicamento, ter dormido bem na noite anterior e evitar o consumo de bebida alcoólica.
O Hemocentro fica na Rua Lourival Freire, nº 240 – ao lado do Fórum, no Bairro Fragata. O horário de atendimento ao público é das 7h às 13h de segunda a sábado. Mais informações pelo telefone 3402-1850.