Marília

Santa Casa inaugura ambulatório e anuncia apoio de empresas para reformas

Santa Casa inaugura ambulatório e anuncia apoio de empresas para reformas

A Santa Casa de Marília inaugurou nesta terça-feira o novo ambulatório de quimioterapia infantil do Departamento de Oncologia e anunciou a criação de um grupo de empresários para financiar reforma e reestruturação de todos os quartos “com estrutura que não deve nada a nenhum hospital do país”.

O novo ambulatório foi financiado com recursos do programa McDia Feliz, que todos os anos destina parte  da renda obtida com venda de lanches Big Mac para repasse a hospitais de atendimento contra câncer infantil. Neste ano a campanha acontece no dia 27 de agosto.

A inauguração celebra ainda os 88 anos do hospital, celebrados na semana passada. A inauguração reuniu autoridades, dirigentes do hospital, funcionários e pacientes, incluindo João e Gustavo, dois adolescentes atendidos pelo setor de oncologia que se tornaram embaixadores da campanha de arrecadação.

Equipamentos novos, estrutura mais confortável e de suporte aos pacientes formam a estrutura do novo ambulatório, que conta com consultório, duas salas com cadeiras para as sessões de quimioterapia incluindo espaço com TV.

O provedor do hospital, o empresário Milton Tédde, agradeceu pela presença e disse que o trabalho dos dirigentes tem sido criar a estrutura para que profissionais possam oferecer serviço de excelência no setor.

“São momentos como este que dão mais ânimo, mais coragem, mais vontade de enfrentar as dificuldades que envolvem administrar uma Santa Casa”, disse o provedor.

Ele agradeceu ao grupo de empresários que estão fazendo doações e atraindo doadores para financiar a reforma, “que não é uma reforma, é uma construção, só aproveitamos a casca” para modernizar todos os quartos. “Não podemos esperar só do governo, não podemos exigir só do governo, nós temos que dar nossa participação.”

Prefeito Daniel Alonso com o provedor do hospital, Milton Tédde, e a médica Doralice Marvule, coordenadora do serviço

O prefeito Daniel Alonso destacou o envolvimento da comunidade com o hospital, a dedicação de todos os dirigentes e o exemplo que a Santa Casa dá em organização e gestão. Disse estar “comovido” com o apoio dos empresários para reestruturação dos apartamentos.

Contou que logo após a confirmação de sua eleição, em outubro, procurou o hospital com um pedido: a liberação da superintendente Kátia Ferraz e do diretor Levi Gomes para assumirem a Saúde e Fazenda do município.

A secretária da Saúde, Kátia Ferraz, que até dezembro era superintendente da Santa Casa, fez depoimento emocionado sobre a dedicação dos funcionários, diretores e toda equipe de atendimento. Destacou que a Santa Casa é uma referência regional em atendimento.

A média Doralice Marvulle, conhecida como Dra Dora, coordenadora do serviço e fundadora do Gacch (Grupo de Apoio às crianças com Câncer e Hemopatias), agradeceu a todos os envolvidos, especialmente pacientes.

“O espaço proporciona maior conforto, mas não é isso o mais importante. O que importa é o que acrescenta aqui. Esperamos que este seja um espaço de esperança, amor, muita fé e que a gente possa tratar pacientes da forma que eles precisam: com atenção, amor, além da tecnologia.”

João e Gustavo, os “embaixadores” da campanha MC Dia Feliz agradeceram a presença de todos e destacaram momento de grande alegria em ver a nova estrutura criada. Destacaram apoio de todos que participaram da campanha.

Érica Legutcke, coordenadora da campanha no Hospital, disse que o encontro comemora vitórias. “Hoje a entrega da reforma é referente à campanha de 2015. E temos a alegria de já fazer prestação de contas de 2016, que está iniciando atendimento com psicóloga que vai acompanhar as crianças, Dra Dora e toda equipe.”

O empresário Everardo Martins, franqueado da rede MCDonald´s  na cidade, disse que o investimento é resultado da dedicação de todos à campanha e de todas as pessoas que vão ao restaurante no MC Dia Feliz.

O vereador Maurício Roberto elogiou os investimentos e disse em nome da Câmara que os parlamentares estão à disposição do hospital.