Arte & Lazer

Projeto de Marília é finalista do concurso Ocupação Criança

Projeto de Marília é finalista do concurso Ocupação Criança

Uma iniciativa de Marília junto ao Projeto Guri é uma dos finalistas do concurso Ocupação Criança na categoria Gestão 1: Como Favorecemos o Protagonismo Infantil. Caso seja selecionado, o projeto passa a integrar um banco de iniciativas divulgado pelo Instituto Avisalá, acessado por educadores, instituições e órgãos públicos de todo o país.

Os projetos selecionados também são apresentados em uma seminário de impacto nacional que é uma grande vitrine multiplicadora das iniciativas.

A ação inscrita, Cantinho da Gurizada, resultou de uma prática conjunta entre alunos (as), educadores (as) e comunidade, sob a supervisão de Polyana Gatto, coordenadora do Polo Regional Marília, que quatro cantos para os Guris: leitura, brinquedo, descanso e lousa.

“Os espaços foram pensados em conjunto! Primeiro, levamos em consideração o que os alunos gostariam que tivesse no polo e, depois, avaliamos onde cada cantinho se encaixaria melhor”, explicou Polyana.

O cantinho da leitura foi montado em um lugar calmo e aconchegante, com acesso a livros, enciclopédias, revistas e gibis. No corredor de brinquedos há bonecas, carrinhos e ursos de pelúcias, entre outros artigos. A lousa foi pintada para que os Guris pudessem se expressar.

Vários futons coloridos completam a área de descanso. “Cada ambiente foi criado com a ajuda da comunidade, por meio da doação de materiais e serviços (como a pintura da parede e a costura dos futons)”.

A categoria Como Favorecemos o Protagonismo Infantil remete aos trabalhos realizados por gestores (as) e coordenadores (as) que diagnosticaram e planejaram espaços, materiais e atividades que potencializaram o protagonismo e as manifestações infantis em suas escolas.

“O amor de todos os Guris pelo polo me motivou a inscrever no site a ação que fizemos para que outras escolas/associações possam ter a atitude de transformar e contribuir para que o ambiente seja mais aconchegante para as crianças”, disse Polyana.

Com os novos espaços, crianças e jovens podem usufruir dos “Cantinhos da Gurizada” a qualquer momento, não só em dias de aula. “Às vezes, eles saem da escola e vem até aqui para ler, descansar e conversar com seus amigos. É gratificante ver como se sentem acolhidos com o nosso ambiente”, relatou a coordenadora do Polo Regional Marília.

O movimento de Ocupação Criança tem o compromisso de reconhecer e valorizar as produções infantis, comprometendo-se com a visibilidade das produções, e o modo de agir e pensar das crianças. A categoria mencionada remete aos trabalhos realizados por gestores e coordenadores que diagnosticaram e planejaram espaços, materiais e atividades que potencializaram o protagonismo e as manifestações infantis em suas escolas e instituições. Mais informações no site http://ocupacaocrianca.avisala.org/.