Marília

Zona Norte terá novas casas financiadas e aguarda obras de apoio

Zona Norte terá novas casas financiadas e aguarda obras de apoio

A zona norte de Marília, que abrigou nos últimos meses uma das maiores ondas de expansão de imóveis com financiamento popular, está em vias de retomar obras e ganhar novos imóveis. Mas a projeção de lançamentos é acompanhada por uma necessidade: investimentos públicos em infraestrutura e serviços, como educação e saúde.

Empreendimentos de sucesso em ocupação, como o Vida Nova Maracá e o Montana, que projetam novas unidades para atender ainda mais famílias, aguardam escolas, unidades de saúde, finalização da rede de abastecimento e obras viárias.

Com os bairros já implantados e a projeção de investimentos, a região deve receber mais de 3.000 moradias. É um crescimento semelhante ao que foi provocado com a construção das casas do Nova Marília. Com algumas diferenças importantes.

Quando o bairro da zona sul surgiu, não tinha água, asfalto ou serviços adequados. Os novos bairros ao lado de Padre Nóbrega têm asfalto, calçadas, rede de água e esgoto, implantação de poço profundo, espaços para desenvolvimento comercial e áreas pré-definidas para escolas e postos de saúde.

Além destas construções, o poder público precisa investir na reorganização do sistema viário. A projeção de uma via marginal, que tire os moradores da rodovia SP-294, é uma obra importante para o setor e para os planos de expansão.

A falta dos serviços é parte da herança de problemas a serem resolvidos pela administração do prefeito Daniel Alonso, que assumiu em janeiro deste ano.

A necessidade das estruturas básicas, que são responsabilidade pública, já teria sido discutida em encontros em Marília e São Paulo para tratar de novos investimentos em habitação.

A prefeitura não divulgou qual seria o custo de implantar os serviços exigidos. Em nota, a fez uma curta manifestação sobre prazo legal e responsabilidade pelas obras.

“A Secretaria de Planejamento Urbano informa que a previsão para instalação dos novos equipamentos (escola e postos de saúde) em novos empreendimentos é de até 180 dias, tendo em vista a situação dos bairros citados, a administração está ciente da situação que existe hoje e toma os cuidados para a solução dos problemas e lembra que os mesmos foram entregues e planejados na administração passada.”

O ex-prefeito Vinícius Camarinha disse ao Giro que deixou “tudo pronto para iniciar construção de escolas e posto de saúde”. Segundo Camarinha, isso incluiu localização, terreno, projeto e licitação.

“Cabe ao atual prefeito dar ou não continuidade.” O ex-prefeito citou ainda a passarela para pedestres sobre a rodovia 294, inaugurada em janeiro.

A passarela foi construída com apoio de uma das empresas responsáveis por empreendimentos, a Pacaembu, que lançou dois conjuntos de casas do Vida Nova Maracá. Um terceiro bloco de imóveis já está no papel para lançamento e abertura de inscrições.

Os novos empreendimentos devem ser lançados ainda neste ano. Uma fila de futuros moradores agradece se as escolas, postos e obras viárias sejam lançadas também.