Educação

Programa de qualificação 'envolve 50 professores para iniciação científica em Marília

Programa de qualificação 'envolve 50 professores para iniciação científica em Marília

A Universidade de Marília (Unimar) segue inovando e investindo para qualificar ainda mais o seu corpo docente. Nesta semana, um grupo de 50 docentes que lecionam nos cursos de Graduação e Pós-Graduação participaram de curso intensivo com uma empresa especializada em produção científica do Rio de Janeiro.

Marcia Triunfol, presidente da Publicase – Comunicação Científica foi a responsável em ministrar o curso “Como Elaborar um Artigo Científico”. Segundo ela, a publicação científica é muito importante e tem se tornado primordial para a difusão do conhecimento. “Tanto para uma instituição de ensino, quanto para um profissional pesquisador se tornarem notáveis internacionalmente é necessário ter uma agenda de publicações, um incentivo a pesquisa”, explica.

“Em muitos casos, os docentes enfrentam dificuldades e deixam de publicar por diversos motivos. Nosso objetivo é desmistificar a produção científica e apresentar uma técnica que desenvolvemos que certamente irá beneficiar os pesquisadores. Espero que seja um curso muito proveitoso”, acrescenta.

De acordo com a Pró-Reitora de Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva a empresa de comunicação científica especializada nas áreas de biológicas e biomédicas foi escolhida para trazer o curso principalmentepor ter um know-how na elaboração e publicação de artigos científicos.

A iniciativa faz parte do Projeto de Desenvolvimento da Pesquisa e Pós-Graduação na Universidade. “Reunimos os docentes e discutimos ações que possam beneficiar a produção científica. Desta forma avaliamos positivamente a sugestão formulada pelo docente Dr. Rogério Buchaim, exposta em nossa última reunião e fechamos esta parceria com a Publicase” conta.

“Fizemos dois dias de curso com a presença de professores doutores inseridos em projetos de mestrado e doutorado. Foi um momento muito interessante, uma oportunidade única para desenvolvermos nossas potencialidades”, finaliza Fernanda.