Sustentável

Criador leva multa pesada por maus-tratos a pássaros em Marília

Criador leva multa pesada por maus-tratos a pássaros em Marília

Policiais do Pelotão de Polícia Ambiental Marília, aplicaram uma multa de R$ 9.000 a um criador de pássaros do bairro Nova Marília por manter seis aves das espécies Coleirinho Papa-Capim e Periquitão Maracanã em cativeiro ilegal, dois deles com as asas cortadas.

O infrator responderá pelo crimes ambientais previstos nos artigos 29 e 32 da Lei Federal 9.605/98. Os pássaros passaram por avaliação médico veterinário, onde atestou-se que os quatro Coleirinhos Papa-Capim estavam aptos para reintrodução na natureza. Os dois Periquitões-Maracanã, por estarem com as asas cortadas, permaneceram sob cuidado médico veterinário.

Ainda na zona sul, uma fiscalização no bairro Marajó constatou cinco pássaros nativos das espécies Coleirinho Papa-Capim e Pintassilgo mantidos ilegalmente em cativeiro. Foi elaborado o Auto de Infração Ambiental, de R$ 2.500,00, por ter em cativeiro espécime da fauna silvestre sem autorização do órgão competente.

Os pássaros passaram por avaliação médico veterinário, onde atestou-se aptos para reintrodução em seu habitat natural. O infrator responderá pelo crime ambiental previsto no artigo 29 da Lei Federal 9605/95.