Marília

Após parto em táxi, nova ala do HC inaugura serviços com mãe e bebê

Rogério Zaca, coordenador de enfermagem, e o auxiliar MIlton, que atuou no parto
Rogério Zaca, coordenador de enfermagem, e o auxiliar MIlton, que atuou no parto

A nova ala de emergência do Hospital das Clínicas de Marília, inaugurada oficialmente na quinta-feira, fez seu primeiro atendimento na manhã desta sexta com uma surpresa: uma gestante que deu à luz um bebê dentro de um táxi, já na porta do hospital.

Criada para receber adultos, a unidade teve que receber a criança e a mãe para as primeiras medidas de atendimento. A equipe cortou o cordão umbilical e adotou os primeiros procedimentos de higienização e estabilização da mulher e do bebê, para encaminhamento ao Hospital Materno Infantil.

O menino, que deve ser registrado como Pietro, nasceu bem e sem complicações. A mãe é de Gália, veio de táxi à procura de hospital em Marília mas não chegou a ser atendida para o parto. O bebê nasceu dentro do carro.

Segundo Rogério Zaca, coordenador da enfermagem, o atendimento foi feito pelo médico plantonista, Ricardo Stefano, e surpreendeu a todos os funcionários. A qualificação da equipe ajudou. Milton, auxiliar da equipe de enfermagem que atendia no plantão, atuou por anos na Maternidade Gota de Leite e estava acostumado aos procedimentos.

A ala de emergência recebeu dezenas de atendimento pela manhã. O serviço provoca redistribuição de atendimento e desafoga a antiga ala, que recebe as urgências que podem ser passadas por triagem. O novo setor recebe os casos de emergência, que exigem intervenção imediata da equipe.

O coordenador clínico da nova ala, Renato Augusto Tabelli, disse que o primeiro atendimento foi uma surpresa mas um momento muito feliz pelo bom resultado para todos. “O bebê nasceu muito bem, o atendimento foi todo correto e o encaminhamento feito de forma adequada”, disse o coordenador.