Sustentável

Feira vai trocar sementes e conhecimento para produção caseira de alimentos

Mesa de troca de sementes em edição anterior da feira – Christiane Telles/Reprodução
Mesa de troca de sementes em edição anterior da feira – Christiane Telles/Reprodução

A Fazenda Cascata, na zona leste de Marília e um dos pontos de partida para ocupação e desenvolvimento da cidade, será o palco para a terceira edição da Feira de Troca de Sementes, Mudas e Saberes de Marília, neste sábado, dia 20 das 9h às 14h.

O evento reúne profissionais de diferentes áreas que de alguma forma já dedicam ou pretendem dedicar tempo, ideias e espaço para produção sustentável de alimentos ou plantas em geral. Promove debates sobre alimentação saudável, produção de orgânicos e até de benefícios financeiros pela produção caseira de ervas, frutas, legumes e mais.

Apesar do nome, não tem padrão de feira comercial e nem bancas para os expositores. Os participantes podem deixar suas sementes em mesas para as trocas ou carregá-las até encontrar alguma de seu interesse.

Podem levar mudas, que ficam expostas em outra banca. E durante todo evento podem trocar informações, aprender e ensinar mais sobre produção, controle de pragas, técnicas de plantio e cuidados.

O evento terá três oficinas, todas gratuitas, com orientações para cultivo em casa. Uma sobre criação de abelha sem ferrão, outra para apresentar as PANCs (plantas alimentícias não convencionais e ensinar a identificar e a consumir) e a terceira destinada a ensinar crianças a cultivar.

“Teremos neste meio uma palestra com a engenheira agrônoma Adriana Martins, ligada à Secretaria da Agricultura do Estado, que vai falar sobre fruticultura de baixo impacto na região de Marília”, explica Márcia Regina Zaros, uma das responsáveis pela organização, que há pelo menos dez anos desenvolve produção doméstica, muito além de plantar temperos ou ervas.

Márcia produz frutas, legumes, desenvolve técnicas para compostagem de material orgânico e estudos sobre aproveitamento de espaços urbanos  para o plantio. Transformou sua casa em um modelo desse trabalho.

O encontro será feito ao lado da sede da fazenda, no antigo terreiro de café, sob as árvores. Caso chova, a feira será automaticamente transferida para o sábado seguinte.

Mais informações na página do evento no Facebook.