O Laboratório de Estudos em Acessibilidade e Inclusão da Unesp de Marília vai iniciar um novo modelo de atendimento a crianças e adolescentes com atividades de “gameterapia”, modelo de atendimento que usa interação com os videogames para simular atividades em tempo real e estimular múltiplos canais sensoriais.
O novo serviço é uma iniciativa do laboratório, que vai oferecer os profissionais e as atividades com apoio do grupo de voluntários Murcegos, que doou uma TV e um videogame Xbox 360 equipado com o Kinect, acessório da marca que permita interação corporal dos jogadores.
Segundo a coordenadora do labioratório, Aila Narene Dahwache Criado Rocha, evidências científicas identificam a terapia com jogos como uma abordagem inovadora e muitos benefícios.
Ela destaca maior motivação para realização do tratamento, com feedback imediato, além da “grande interatividade do paciente, proporcionando diversão associada à reabilitação em diversas faixas etárias, além de favorecer a melhora do desempenho físico e cognitivo”.
A entrega dos equipamentos ocorreu em um evento com a participação de docentes, funcionários e crianças atendidas pelo CEES da Unesp de Marília, além de membros do Grupo de Amigos “Murcegos”. A atividade teve pintura facial e gincana para as crianças, contação de história e coffee break oferecido pelos membros do laboratório.