Nacional

Temer descarta renúncia e pede investigação rápida

Temer descarta renúncia e pede investigação rápida

O presidente Michel Temer disse há pouco em pronunciamento que não vai deixar o cargo, negou envolvimento no escândalo denunciado na Lava Jato e disso que defende uma investigação completa e rápido do caso.

Temer negou qualquer intervenção para pagamento de mesada ao ex-deputado Eduardo Cunha, preso pela operação Lava Jato. O caso foi denunciado pelo empresário Joesley Batista, dono do grupo JBS, que diz ter gravado uma conversa com o presidente em que Temer orienta a manter pagamento pelo silêncio de Cunha.

Além de pressão de partidos e movimentos de oposição, a renúncia do presidente foi anunciada como certa por analistas, como o jornalista Ricardo Noblat, colunista do jornal O Globo, que públicou texto nesta tarde com a informação de que “Temer decidiu renunciar”. O jornal revelou com exclusividade a delação que envolve Temer no escândalo e que provocou também afastamento do senador Aécio Neves do Senado, além de buscas, prisões e investigações da PF.

O STF divulgou no final da tarde o áudio com a gravação da conversa entre Joesley e o presidente Temer. O material foi enviado ao Palácio do Planalto e depois disponibilizado para a imprensa. Confira abaixo a íntegra do audio.

Veja as principais frases do discurso oficial de Temer.

Ressalvo só falo agora porque eu tentei conhecer primeiramente o conteúdo de gravações…

Solicitei acesso aos documentos…

Quero deixar muito claro que meu governo viveu nesta semana seu melhor e seu pior momento. Os indicadores de queda da inflação, de retorno de crescimento da economia e dados de geração de empregos criaram esperança de dias melhores…

Ontem contudo a revelação de conversas gravada clandestina trouxe de volta o fantasma de crise política de proporção ainda não dimensionada…

Todo esse imenso esforço para tirar o país da recessão pode se tornar inútil…

Ouvi o relato de um empresário que por ter relação com um ex-deputado auxiliava sua família…

Repito e ressalto: em nenhum momento autorizei que pagassem a auqme quer que seja para ficar calado. Não comprei o silêncio de ninguém…

Por uma razão: não temo delação…

Não preciso de cargo público e nem de foro especial. Sempre honrei meu nome. Nunca autorizei por isso mesmo que utilizassem meu nome…

A investigação será território onde surgirão todas as explicações e no Supremo explicarei não ter envolvimento com este fato…

Não renunciarei. Repito. Não renunciarei…

Sei o que fiz e sei da correção dos meus atos, e exijo investigação plena e muito rápida para os esclarecimentos ao povo brasileiro. Essa situação de dúvida não pode persistir por muito tempo

Se foram rápido nas gravações clandestinas não podem tardar nas investigações…

Meu único compromisso é com o Brasil e é só esse que me guiará.”