Marília

Faturamento do comércio na região tem melhor índice do Estado em fevereiro

Faturamento do comércio na região tem melhor índice do Estado em fevereiro

Em fevereiro, o comércio varejista na região de Marília registrou faturamento real de R$ 1,0 bilhão, crescimento de 8,7% na comparação com o mesmo mês de 2016 e registrou o melhor desempenho do Estado de São Paulo.

No acumulado dos últimos 12 meses, houve alta de 6,4%. Supermercados (16,6% e colaboração de 6,7 p.p.), autopeças e acessórios (50,7% e impacto de 1,9 p.p.) e farmácias e perfumarias (19,3% e contribuição de 1,2 p.p.) apresentaram as altas mais expressivas e garantiram o bom desempenho do varejo da região de Marília. Os dados são de pesquisa realizada mensalmente pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo.

Mesmo com o bom desempenho no mês, cinco das nove atividades pesquisadas apresentaram retração no faturamento em relação a fevereiro de 2016.

As maiores quedas foram vistas nos segmentos de concessionárias de veículos (-15,5% e impacto negativo de 1,1 ponto porcentual (p.p.) para o resultado geral), materiais de construção (-12% e impacto de -0,8 p.p.) e lojas de móveis e decoração (-10,7% e contribuição de -0,1 p.p.). 

Segundo Pedro Pavão, presidente do Sincomercio Marília, ainda é cedo para avaliar se a economia na região se estabilizou. “Com a atual situação política que estamos enfrentando no país, será preciso colocar a casa em ordem para incentivar os investimentos e, assim, dar início a um novo círculo virtuoso em nossa economia e será preciso serenidade para enfrentarmos esse momento”, destaca.

Desempenho estadual

As vendas no Estado de São Paulo registraram queda de 0,8% em fevereiro, na comparação com mesmo mês de 2016. O resultado, porém, não interrompe a série de crescimento no faturamento do setor.

A média diária das vendas reais em fevereiro de 2017 foi 2,7% superior a fevereiro do ano passado, o que torna o resultado de -0,8% mais favorável do que pode parecer com a análise isolada do número.

Entre as 16 regiões analisadas pela Federação, sete apresentaram crescimento no faturamento real na comparação com o mesmo mês de 2016. Além de Marília, foram destaque Araraquara (8,2%) e Ribeirão Preto (4,4%). As maiores quedas nas vendas foram registradas nas regiões de Osasco (-12,3%), Bauru (-7%) e Litoral (-5,5%).