Marília

Médico e professor de cirurgia é novo presidente da Fumes em Marília

Médico e professor de cirurgia é novo presidente da Fumes em Marília

O médico e docente da disciplina de Cirurgia Vascular e Angiologia da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) Marcelo José de Almeida é o novo presidente da Fumes.

Os novos integrantes do Conselho de Curadores da Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília (Fumes) tomaram posse em sessão realizada na tarde desta terça-feira, dia 30 de maio, no gabinete do executivo na Prefeitura Municipal.

Além do presidente Marcelo de Almeida, a nova diretoria é composta pelo médico José Raphael de Moura Campos Montoro como vice-presidente, José Augusto Sgarbi para o cargo de tesoureiro e José Carlos Nardi, como secretário. A solenidade foi marcada por discursos em defesa da integração com a prefeitura e trabalho conjunto com a Secretaria da Saúde.

O mandato da nova diretoria da Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília terá início no dia 1º de junho de 2017 e término em 31 de maio de 2019.

A Fundação foi criada pela Lei Municipal nº 1.371, de 22 de dezembro de 1966 e o seu principal objetivo é dar sustentação à Famema, como mantenedora. Decreto Municipal de 3 de janeiro de 1967 aprovou o estatuto social da entidade, com alterações posteriores ratificadas pelo Ministério Público.

A administração superior da Fundação é exercida pelo Conselho de Curadores e Diretoria. A Fumes não tem fins lucrativos, possui autonomia administrativa e financeira e dá sustentação ao funcionamento da Famema.

Curadores 

O Conselho de Curadores é formado por representantes da direção, docentes e discentes da Famema, representantes do poder executivo de Marília, das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, da Cúria Diocesana, Conselho Municipal de Saúde, Sindicato dos Empregados, Conselho Regional de Medicina e da Associação Paulista de Medicina.

Entre as atribuições, o conselho aprova o plano de ação e a proposta orçamentária anual da Instituição. Além disso, cabe ao Conselho a aprovação do quadro de pessoal da entidade, autorização da celebração de convênios, contratos, acordos e ajustes, bem como examinar e emitir parecer conclusivo sobre a prestação de contas e o relatório anual de atividades da Fundação.