Saúde

Campanha amplia público alvo para vacinação gratuita contra gripe

Campanha amplia público alvo para vacinação gratuita contra gripe

A campanha de vacinação contra a gripe decidiu ampliar o alvo da imunização na reta final de imunização e vai incluir policiais federais e guardas municipais, doadores de sangue e de medula óssea e trabalhadores dos Tribunais de Justiça e fóruns.

A vacina também passa a ser direcionada a  profissionais que trabalham com pessoas em situações de rua, cuidadores de idosos, auxiliar de classe e demais funcionários das escolas do ensino básico e superior, servidores das creches e trabalhadores da limpeza urbana e coletores de resíduos.

Em Marília, esse público poderá recorrer às 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e às unidades onde atendem as 37 equipes do Programa ESF (Estratégia Saúde da Família). Os locais estarão abertos, de forma excepcional, neste sábado (03) das 08h às 13h.

As equipes da Sala de Vacina, Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica trabalham para o atendimento à população incluída, mas reforça principalmente a busca ativa a crianças e gestantes, que historicamente as campanhas de imunização contra a gripe têm obtido a menor adesão.

A enfermeira Renata Rodrigues Plácido, coordenadora do Programa Municipal de Imunização, lembra que essa busca está sendo feita pelas unidades de saúde, que possuem contato muito próximo à população de cada território, porém, é preciso aumento da conscientização.

“A vacina é segura, garantida de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde) aos grupos prioritários e protege contra os três principais subtipos virais em circulação. Ela é produzida com base nos vírus que tiveram maior incidência no último inverno do hemisfério norte, ou seja, potenciais ameaças para o período atual em nosso país”, esclarece.

Além dos idosos, crianças (de seis meses a menos de 5 anos), gestantes, mulheres que deram a luz a até 45 dias, trabalhadores da saúde, professores, servidores do sistema prisional, indígenas, pessoas com doenças crônicas e professores, desde o dia 12 de maio também são imunizados, no estado de São Paulo, policiais militares e civis, bombeiros, peritos, funcionários do Poupatempo, Correios, Defesa Civil, Ministério Público, Procuradoria-Geral e Defensoria Pública.

A nova expansão da população-alvo é justificada pelo Estado por estes servidores terem contato próximo com a população.

O novo balanço de imunização da Secretaria Municipal de Saúde será divulgado nesta quinta-feira (01). Até o dia 24 de maio, foram aplicadas mais de 53 mil doses da vacina contra a Influenza na cidade, sendo 41.184 nos grupos prioritários inicialmente definidos pelo Ministério da Saúde.