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Marília recebe certificado de Cidade Inclusiva por atendimento especial em escolas

Marília recebe certificado de Cidade Inclusiva por atendimento especial em escolas

A Associação inteirAção de Apoio e Desenvolvimento da Pessoa, entidade sem fins lucrativos com sede em Bauru, vai entregar um certificado de reconhecimento de Marília como Cidade Inclusiva por serviços de apoio oferecidos a alunos especiais na rede municipal de ensino. Segundo relatório da ONG,  Marília conta atualmente com 132 cuidadores diariamente na assistência de alunos com deficiência nas escolas municipais.

“A presença do cuidador no acompanhamento diário proporciona aos alunos assistidos a possibilidade de desenvolver de maneira mais efetiva sua autonomia. São inúmeras histórias que demonstram que a inclusão escolar abre caminhos para grandes descobertas, que contribuem para o desenvolvimento da tolerância, respeito, além do combate aos preconceitos”, diz a ONG em nota sobre o reconhecimento.

Ainda de acordo com a organização, além do cumprimento da legislação, que prevê a obrigatoriedade de cuidadores nas escolas, há também uma mudança de mentalidade na população, com o entendimento de pais e responsáveis sobre a importância da convivência.

Ana Paula Rondão atua como cuidadora há três anos, desde que Marília passou a contar com o serviço no município, e fala com orgulho do trabalho que realiza. “Sem as cuidadoras algumas crianças não se desenvolviam, pois não contavam com essa assistência no período em que estão na escola. Tem casos de crianças que não esboçavam nenhuma reação, e agora se comunicam por gestos”, conta.

Além de cuidados básicos como locomoção, higiene e alimentação,  auxiliar no desenvolvimento da comunicação é um dos fatores que mais contribuem para a independência dos alunos que possuem algum tipo de deficiência.

 “O que para nós é simples, eles têm dificuldade. Então é importante conversar muito com a criança, para que ela possa desenvolver a fala, e conquistar a própria independência. É uma felicidade enorme ver aquela criança que não se comunicava, passar a se comunicar”, diz outra cuidadora, Ellen Carolina Siqueira.

“Nosso papel é fazer com que a inclusão realmente aconteça e saia do papel. Acreditamos que os cuidados e apoio aos alunos com deficiência contribuem efetivamente para que essas pessoas desenvolvam maior autonomia, e potenciais criativos. Nesse sentindo, acreditamos que Marília é um exemplo a ser seguido”, diz Maíra Pizzo, porta-voz da associação.