Uma medida provisória editada pelo presidente Michel Temer para antecipar a renovação de contratos de concessão de ferrovias pode envolver investimentos na região de Marília como meta de negócios para transporte de carga.
A empresa Rumo Logística, que há quase três anos assumiu a malha paulista da ALL (America Latina Logística) anunciou em encontro no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, que desenvolve diferentes projetos de investimentos como base para pedir a renovação antecipada do contrato, que vence em 2028.
Em vez dos 11 anos de gestão, a empresa espera conseguir pelo menos 25 anos de exploração da malha ferroviária. A região de Marília pode ser contemplada em um projeto que prevê alternativas de escoamento da produção do centro-oeste do país a partir do Mato Grosso do Sul.
O pedido de ampliação do prazo já está em discussão com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) desde 2014. As novidades são a medida provisória que permite a revisão dos contratos e o encontro em São Paulo para discutir os investimentos na malha paulista.
As informações foram apresentadas em um encontro provocado pelo vice-governador Márcio França, que acumula cargo de secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Inovação.
Ele recebeu dois representantes da empresa, com sede em Curitiba. O ex-prefeito Vinícius Camarinha também acompanhou o encontro.
“O encontro foi solicitado pelo vice-governador, mas os estudos de investimento são da empresa. Depende de muita coisa ainda, é um processo de longo prazo, mas os estudos existem e seria muito importante para região retomar o transporte por trem”, disse o ex-prefeito.
Encontro com vice-governador Márcio França discute investimentos na malha paulista
Segundo a assessoria de comunicação do grupo Rumo Logística, os investimentos estão sempre em análise e interessa para a empresa expansão das redes de serviços, mas qualquer projeto envolve muito planejamento. Ou seja, nada deve mudar em curto prazo.
Para a empresa, é preciso demonstrar viabilidade econômica para os investimentos e operação das linhas em longo prazo. A demanda de carga deve ser justificada pela produção no momento e por uso futuro. Além disso, é preciso analisar a necessidade de investimentos na recuperação e melhoria da malha.
O desejo de investimentos na região enfrentam ainda a forte concorrência de outras regiões em busca de novos ou mais negócios com ferrovias. Em São José do Rio Preto, onde a Rumo já atua, a demanda é por uma transformação que crie um anel ferroviário no contorno da cidade, tirando os trilhos das ruas do centro. Presidente Prudente também mantém demandas de investimento.