Marília

Tribunal manda notificar acusados de fraudes em jornal e rádios de Marília

Tribunal manda notificar acusados de fraudes em jornal e rádios de Marília

O Tribunal Regional Federal em São Paulo mandou notificar os dez acusados de envolvimento nas fraudes de falsificação de documentos e outros crimes investigados pela Operação Miragem sobre gestão do jornal Diário de Marília e das rádios Dirceu AM e Diário FM. 

A expedição da ordem para notificar acusados com endereço em Marília foi divulgada nesta quinta-feira no site do Tribunal.

A medida abre a fase processual de uma investigação que já dura três anos e que a partir de agosto do ano passado foi intensificada com prisões, fechamento das duas rádios e depois do jornal Diário de Marília.

Os principais acusados são o deputado estadual Abelardo Camarinha e o ex-prefeito Vinícius Camarinha, ambos do PSB, pai e filho, apontados no processo como donos ocultos do jornal e das rádios.

A notificação abre prazo para manifestação dos acusados, apresentação de defesa prévia sobre a denúncia e eventual lista de testemunhas ou pedidos de procedimentos.

O rito normal dá a cada acusado dez dias a partir da notificação e arrolar até oito testemunhas. Ou seja, só na defesa o processo pode envolver 80 depoimentos, mas o juiz pode limitar se identificar manobras para atrasar ou emperrar o processo.

Camarinha e Vinícius negam qualquer crime e relação com a rádio e acusam “perseguição política” motivada por adversários. “Tenho toda confiança que restará comprovado que não nenhuma irregularidade.    Toda ação se deu para fins eleitorais com a finalidade de me prejudicar nas vésperas da eleição”, diz Vinícius

Ele e o pai são acusados de sete crimes: alsidade ideológica, uso de documento falso, operação clandestina de atividade de telecomunicação, crime contra ordem tributária, coação, tentativa de fraude em processo e participação em organização criminosa.