A Risoteria Bella Cucina reuniu aproximadamente 30 pessoas na noite desta quarta-feira para um “passeio gastronômico” que passou por pratos contemporâneos e clássicos acompanhada pelos sabores de vinhos de cinco vales do Chile uma referência internacional da bebida.
O jantar especial apresentou ao público rótulos diferenciados da marca De Martino, uma vinícola fundada por italianos no Chile. Não poderia haver combinação melhor para os vinhos.
A seleção especial de vinhos mostrou bebidas gourmets, pensadas para serem harmonizadas com diferentes refeições. Tanto que os vinhos são serão encontrados em supermercados ou bares. São bebidas de padrão cuidadoso, produção reduzida, para consumir em restaurantes ou em casa.
A apresentação trouxe para a cidade o diretor de exportações da vinícola, Cristian Castro Ubal, que mostrou dados técnicos dos vinhos, muita informação sobre o Chile e a vinícola “100% boutique”, de vinhos gastronômicos.
Os rótulos apresentam boa acidez, teor alcoólico mais baixo e bebidas que respeitam origem do vinho, que não maquia os produtos, que usam tonéis de carvalho novo, concreto e aço.
A vinícola produz em nove vales chilenos, cada um com características próprios de solo e microclima diferentes. “Hoje experimentamos cinco vales diferentes para entender a origem do vinho chileno”, explica.
Enquanto as vinícolas mais conhecidas e centenárias produzem até cinco milhões de caixas por ano. A De Martino, fundada em 1934, produz 250 mil caixas por ano consumidas em 34 países do mundo. Pelo menos dez mil delas são consumidas no Brasil atualmente.
“Nossa forma de competir no mercado internacional é com uma filosofia enológica diferente, que mudou de uma característica tradicional do Chile de produzir vinhos com muito carvalho, muito álcool, muito tanino, muito álcool, para fazer vinhos mais leves, com acidez, menor teor e sobretudo com uso de carvalho novo: para que? Fazer vinhos mais fáceis de beber.”
O chef Henrique Brandão, que assina a linha gastronômica do Bella Cucina, montou um cardápio projetado para acompanhar os sabores e estilos de vinhos.
A risoteria oferece carta de vinhos e um cardápio à La carte com muitas opções de harmonização e começa a estabelecer uma tradição em jantares para degustação.
“São vinhos de linhas especiais, como os apresentados hoje pela De Martino. A harmonização estimula o público a conhecer mais, provar mais e criar hábito de consumir vinho para acompanhar jantares e viver experiência de gastronomia diferenciada, que foge do comum sem precisar de grandes eventos, que pode ser rotina de jantares a dois, em família ou grupos”, explica.
Fábio Soransso, gerente operacional da Enoteca Decanter, de Marília, destacou que a apresentação com o jantar da Bella Cucina é importante para a cultura de consumo de vinho.
“Ensina como um vinho com a refeição certa pode transformar uma refeição, cria uma atmosfera diferente, agrega valor ao prato e é uma forma de aprender”, diz. A enoteca, que já oferece a linha De Martino, tem pelo menos 600 rótulos de vinho.
Confira abaixo os rótulos e a harmonização apresentada nesta quarta.
– Entrada fria
Salda de folhas com carpaccio
Estate Chardonay Reserva – Vinho do vale central, colheita manual e vinificação em cubas de inox com controle de temperatura. Leve, de boa acidez.
Galhardia – Fresco e saboroso foi eleito, por diversas vezes, o melhor Rosé do Chile e também da América do Sul.
– Entrada quente
Sofiatelli recheado com muçarela de búfala, tomate seco e amêndoas ao molho pomodoro
Carmenére 347 Reserva – Vinho fresco, com taninos macios e álcool em equilíbrio. Corpo médio, com final longo e especiado.
– Prato principal
Escalopini de filé ao Paris, flambado, acompanhado de risoto de alho poro com queijo coalho
Legado Syrah Reserva – Completo, estruturado e extremamente elegante. Possui aromas de frutas negras. O sabor é forte e persistente, com taninos firmes, porém saborosos.
Vigno Carignan – Boa acidez, fresco e com notas de especiarias. Vinho premiado, com toque mediterrâneo
– Sobremesa
Creme Brülée