Arte & Lazer

Cine Debate exibe clássico com mediação de professor e psicanalista

Cine Debate exibe clássico com mediação de professor e psicanalista

A edição do Cine Debate de junho vai exibir em Marília um dos maiores clássicos do Cinema, o filme Cidadão Kane, de Orson Welles, e promover discussão sobre o filme com mediação da psicanalista Cibele Dibattista Brandão e o professor de história Geraldo Élvio Balestriero.

Cibele Brndão ´pe membro efetiva e Analista Didata da Socidade Brasileira de Psicanálise e integrante do Núcleo de Psicanálise de Marília e Região. Balestriero é professor Aposentado de História do Pensamento Econômico e História do Direito.

Cidadão Kane relata a história fictícia de um influente magnata da imprensa na Nova York dos anos 1930, cuja morte desperta o interesse de um grupo de repórteres em decifrar a última palavra pronunciada pelo empresário em seu leito de morte: Rosebud.

A história se inicia com a narrativa televisiva e sensacionalista, da vida de Kane. Ou seja, o diretor Orson Welles faz com que o espectador experimente a curiosidade e a necessidade de mergulhar em uma investigação dos fatos que marcaram a fascinante ascensão do homem até sua derradeira e solitária queda.

A união do cinema e da psicanálise em uma obra desta relevância evidencia a importância das interpretações na construção dos significados inconscientes contidos na exposição pública da vida de Kane.

Com maestria, o filme apresenta as cenas da infância do protagonista, em imagens nebulosas, como se o diretor quisesse destacar a natureza confusa e atemporal das fantasias inconscientes que caracterizam o universo psicológico do personagem.

Considerado por muitos críticos e analistas como o filme mais importante da historia do cinema, Cidadão Kane, mostra também a genialidade de Orson Welles e seu jeito quase transgressor de apresentar a ficção, como se falasse das próprias vivências.

O Cine Debate é promovido pelo Núcleo de Psicanálise de Marília e região e a participação é aberta ao público. A exibição será feita neste sábado, dia 1 de julho, a partir de 15h na sede da APM (Associação Paulista de Medicina) na rua Pedro de Toledo, 179.