Uma jovem de 25 anos falecida na noite desta terça-feira em Salvador na Bahia virou símbolo de campanhas e postagens contra os anabolizantes em diversas páginas de produtos de saúde, suplementos, orientação e academias no país.
Jéssica Avelino Moraes tomava os remédios por conta própria para potencializar efeitos dos treinos intensivos que fazia em uma academia da cidade. Ela faleceu pouco depois de dar entrada em um hospital da capital baiana.
A família disse em entrevista que Jéssica Avelino Morais pediu perdão aos pais pelo uso dos medicamentos. Jéssica passou mal durante uma aula de dança.
Canais de notícias, clínicas, educadores físicos, empresas de suplementos e praticantes de exercícios compartilharam informações e mensagens contra o uso dos medicamentos. Os anabolizantes permitem ganho mais rápido de massa muscular. Em alguns casos são usados remédios de indicação veterinária, como desenvolvimento de cavalos.
Os medicamentos podem causar problemas de circulação, hipertensão, danos ao fígado e diferentes lesões. Jéssica já teria registrado histórico de mal estar por causa dos remédios.
Não há detalhes sobre as causas da morte da jovem. Segundo a Secretaria da Saúde, ela chegou ao hospital com parada cardíaca. “Ela pediu perdão a mim e a mãe dela. Depois, deu a parada e não voltou mais”, relatou o pai da jovem à TV Bahia.