Marília

Golpe no comércio - Acim divulga alerta sobre cobranças falsas

José Augusto Gomes, superintendente da Acim – Divulgação
José Augusto Gomes, superintendente da Acim – Divulgação

A Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília) divulgou nesta sexta-feira um alerta de golpe no comércio com emissão de boletos para cobranças de débitos que não existem e não devem ser pagos.

São boletos de instituições fantasmas e contas com dificuldades para rastreamento dos recursos. O golpe aproveita fases seguintes a períodos de grande movimentação, como dia das mães, que envolvem gastos com produtos, fornecedores e prestadores de serviços.

“Sempre em momento de grande fluxo de pessoas e de compromissos, os bandidos emitem um boleto qualquer na esperança de que alguém pague”, diz o superintendente da Associação, José Augusto Gomes. “O cara manda a cobrança na confiança de que o comerciante vai pagar sem saber do que se trata”, acrescentou.

Os valores são variáveis e as instituições bancárias as mais comuns. A cobrança falsa aproveita momentos de desatenção de comerciantes ou eventuais confusões nos departamentos de pagamento.

“Imaginemos que nesta época aparecem dezenas de cobranças bancárias numa loja, uma delas, pode ser essa que aparece do nada e na dúvida o lojista paga”, explicou José Augusto.

A associação destaca que inúmeras ações já foram provocadas pela entidade e pela Federação das Associações Comerciais do Estado e a Polícia já identificou quadrilhas, que, após o flagrante, mudam de local e volta agir com outro banco.

“Inclusive houve um ano que fizemos pressão até junto aos bancos, que deveriam tomar mais cuidados na abertura das contas e na emissão das cobranças”, recordou José Augusto. “Acredito que somente com maior atenção do comerciante é que esse tipo de golpe irá diminuir.”