Marília

Informatização muda terminal e passe integrado de ônibus

Prefeitura e AMTU apresentaram mudanças nesta segunda
Prefeitura e AMTU apresentaram mudanças nesta segunda

A Prefeitura de Marília e as duas empresas de transporte da cidade, Grande Marília e Sorriso, vão alterar a partir do dia 17 de julho o sistema do passe integração de linhas do transporte coletivo. Os passageiros com cartão eletrônico, o Marília Card, poderão fazer a integração com acesso em qualquer ponto da cidade. O Terminal Urbano passatá a ter acesso livre. O novo modelo de serviço foi apresentado na manhã desta segunda-feira em coletiva na Prefeitura.

O lançamento do novo modelos de serviços também provocou discussões sobre o desconto do vale estudante, que a partir da informatização passou a ser limitado aos horários de atividade escolar cadastrados pelas instituições de ensino. O desconto do passe estudante não tem validade aos domingos ou feriados e fora do horário de atividades cadastradas. Nestes casos, quando o aluno passa o cartão, é descontado valor global da tarifa.

O sistema de informatização permite registrar automaticamente o horário em que o usuário paga a primeira passagem, em qualquer ponto. O passageiro que venha da zona sul e desça antes do Terminal Urbano, por exemplo, pode pegar em qualquer avenida ônibius para outra região, como o campus, sem ter de ir ao terminal.

Segundo a empresa, usuários que conhecem o sistemsa já poderiam ser beneficiados pelo sistema em qualquer momento, mas a existência do termnal fechado para acesso público estimulava a utilização do espaço como ponto único. As catracas do terminal serão liberadas para incentivar o sistema.

O passageiro usa o ônibus como sempre e tem prazo de até uma hora para pegar outro ônibus em linha diferente. O sistema registra automaticamente a mudança e não cobra a segunda passagem.

A medida tem dois efeitos: simplificar o transporte na cidade e incentivar o uso do cartão, que hoje atinge 80% dos usuários do serviço. Não haverá mais integração para usuários que pagam em dinheiro. A partir da mudança o usuário não precisa mais ir até o centro para pegar outro ônibus. O terminal deixará de centralizar toda a integração.

O diretor da viação Sorriso, Alexandre Santiago, apresentou o serviço em nome da AMTU (Associação Municipal de Transporte Urbano) e disse que a mudança é parte de um processo de informatização que muda o modelo de serviços na cidade.

Santiago disse que as pesquisas de satisfação na cidade atingem 70% de ótimo e bom e afirmou que cada benefício criado com desconto em tarifa onerar o cuidado comum que paga sem desconto. “Não somos contra gratuidade, desde que tenha como financiar. Quem paga o desconto é a parte mais vulnerável da população.”

Segundo a empresa, a cidade tem 1204 pontos que atendem 108 itinerários de ônibus. A cidade precisa investir em estrutura para melhorar o uso destes pontos: apenas 10% deles têm cobertura.

O prefeito Daniel Alonso afirmou que a administração prevê medidas para incentivar empresas a instalar coberturas em alguns dos pontos. As empresas apresentaram ainda outros serviços informatizados, como a possibilidade de acessar por celulares informações sobre itinerários.

Até o dia 17 haverá programa de divulgação é orientação dos usuários sobre as mudanças. A loja da AMTU na rua Maranhão, 43, vai atender em horário estendido até 20h durante a semana e aos sábados até meio-dia para atendimento e emissão de cartões.

A primeira via do cartão é gratuita. O usuário paga a emissão a partir da segunda via. Os usuários podem contratar ainda cartões avulsos com dois, quatro ou dez passagens.