Saúde

Sua voz, seu cartão de visita

Sua voz, seu cartão de visita

Esta semana vamos falar de um dos principais assuntos quando pensamos em comunicação, A VOZ, vocês já repararam como nossa voz diz muito sobre nossa personalidade? Mas infelizmente as vezes somos julgados erroneamente por causa da voz… algumas pessoas falam muito rápido, dificultando o entendimento da fala, outras falam tão devagar que ninguém tem paciência para esperar que essas pessoas terminem o que estão falando.

Saibam que qualquer pessoa pode melhorar a qualidade da voz, tornar sua voz mais firme, com mais propriedade, com menos ansiedade, passando tranquilidade e confiança, em alguns casos falando com menos força tirando a impressão de pessoa brava e impaciente…

A voz é uma poderosa aliada na hora de fazer um discurso ou, quem sabe, pedir aumento ao chefe. E ela não precisa ser bonita, mas, sim, clara.

Não adianta falar apressado, como um avião a jato, ou falar em sussurros, praticamente, sem usar os lábios. Antes de sair de casa, coloque-se em postura de atenção e diga o seu nome e sobrenome num tom confiante. É assim, trabalhando a voz, que você poderá ir adiante.

Lembre-se: Falar muito rápido transmite ansiedade, nervosismo e tensão. Já quem fala devagar transmite um pensamento lento, uma personalidade reflexiva, que pensa antes de responder. A fluência da fala nem sempre está relacionada ao pensamento. “Pessoas que pensam rápido podem ter mais fluência na fala, mas nem todo mundo que fala devagar tem uma fluência ruim de pensamento. ”

Quem fala rápido vai continuar falando rápido, “A pessoa não consegue mudar, mas existem técnicas na terapia fonoaudiológica que ensinam a pontuar melhor a fala e torná-la mais atraente, se adequando às situações. ”

A voz é uma característica única dos seres humanos, a qual cada indivíduo possui a sua, diferenciando-se dos demais. Usada como principal meio de comunicação, é também muitas vezes o principal instrumento de trabalho de muitos profissionais.

A voz não condizente com a idade, sexo, características físicas e por fim com a profissão exercida, pode gerar incômodo e frustração ao ser confundida ao falar ao telefone, por exemplo.

Um caso famoso é o do lutador de UFC, Anderson Silva, que possui escala de voz de 188 hertz, ou seja, o som está na escala feminina, que vai de 150 a 250 hertz. Anderson já declarou que apesar de sofrer bullying desde criança até hoje, gosta de sua voz, pois faz parte de sua personalidade.

Diferente do lutador, muitas pessoas que sofrem do mesmo problema em escalas diferentes, seja sua voz muito aguda/ estridente ou muito grave, estão insatisfeitas e, portanto, procuram ajuda para reverter esse quadro.

Se esse é o seu problema, saiba que a fonoaudiologia promove tratamentos com exercícios simples que não só corrigem a maneira e volume em que a voz é imposta, como também a previne de desgastes, ardores, rouquidão e nódulos nas pregas vocais em apenas algumas sessões.

O diagnóstico e planejamento do tratamento são feitos pelo fonoaudiólogo e pode ter acompanhamento de outros profissionais como um otorrinolaringologista. O fato é que é possível reverter este quadro e alcançar o timbre de voz desejado.

Se você tem algum problema com sua voz, procure um fonoaudiólogo e tire suas dúvidas, com certeza ele poderá iniciar o começo de uma grande mudança…

“A voz humana é o instrumento mais rico que há”. – Tom Jobim

Site pesquisado:  http://www.centraldafonoaudiologia.com.br/dicas-de-saude/mudar-de-voz-e-possivel-com-fonoaudiologia