Marília

Saúde leva unidade e farmácia para prédio do extinto PA da Zona Norte

Saúde leva unidade e farmácia para prédio do extinto PA da Zona Norte

A unidade de Saúde do bairro Santa Antonieta terá novo endereço a partir do dia 21 de julho. Vai ocupar o prédio do antigo PA da Zona Norte, que irá abrigar ainda uma unidade da farmácia municipal, que deverá receber todos os pacientes da região com a suspensão de entrega de remédios nos postos de saúde.

O espaço está fechado desde 2016, quando foi instalada a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na zona norte da cidade. No início deste ano, o prédio foi retomado e a restauração teve início com recursos próprios e mão de obra dos servidores.

A secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, lembra que a revitalização foi feita sem a necessidade da contratação de construtora e gastos excessivos. Esforço envolveu pasta da Saúde, Obras, Planejamento, entre outros setores da administração.

“O município firmou um compromisso de administrar os recursos públicos de forma eficiente e responsável. É sob essa orientação que trabalhamos, enfrentado os desafios com determinação, valorizando os servidores e melhorando a assistência à população”, afirmou.

A secretária lembrou ainda que a situação encontrada há seis meses, com endividamento, risco de greve, desabastecimento de remédios e insumos, serviços interrompidos e falta de crédito com fornecedores já foi totalmente superada.

O prédio do Antigo PA recebeu reparos de telhado, substituições e recuperação de portas, revisão e adequações elétricas e hidráulicas, pintura e reorganização das salas para as novas necessidades. A modernização contempla a segurança para a ocupação e o imediato atendimento à população, o que não dispensará uma reforma mais ampla.

A UBS Santa Antonieta, atualmente instalada em casa alugada na rua Ilza de Assis Penitente, conta com cerca de 30 profissionais (incluindo agentes de saúde e agentes de endemias). A população do território atendido é estimada em 20 mil pessoas.

A gerente interina, enfermeira Fabiana VeronezMartelato Gimenez, explica que alguns profissionais da equipe, como a dentista da unidade, atende atualmente em outro local em função do espaço limitado na casa alugada.

“Hoje estamos dividindo espaço. Com essa recuperação teremos melhores condições de trabalho. O conforto à população também terá um ganho imenso”, afirma