Marília

Cooperativa de produtores recebe caminhão para distribuir alimentos em Marília

Cooperativa de produtores recebe caminhão para distribuir alimentos em Marília

Pequenos produtores rurais que integram a associação do bairro Mesquita receberam nesta quinta-feira um caminhão que vai auxiliar a distribuição de alimentos produzidos para venda no Ceagesp e atendimento à merenda escolar e de atendimento social em Marília. A cooperativa, que envolve 80 produtores, estima que o custo anual com o serviço de transporte dos produtos agrícolas era de R$ 100 mil.

Odracyr de Oliveira Capponi, secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, disse que a Associação Rural Bairro Centro Mesquita foi reativada para atender aos produtores.

“A associação estava desativada e conseguimos a sua reativação, com uma nova diretoria, em 2014 e enviamos este projeto (aquisição do caminhão) para a secretaria estadual. Em 2015 transformamos a associação em cooperativa de produtores de Marília. À época, havia 15 pessoas na associação e hoje temos 73 famílias”, concluiu Cappone. 

A entrega do caminhão, avaliado em R$ 190 mil, trouxe para a cidade o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim. O investimento integra recursos do Programa Microbacia II, do Governo do Estado, mantido pela secretaria da Agricultura.

Arnaldo Jardim afirmou que “o bom relacionamento do prefeito Daniel Alonso com o governador Alckmin facilita os investimentos estaduais na cidade”. Segundo o secretário estadual de agricultura, o caminhão irá estimular o trabalho em grupo.

“Individualmente, nossos produtores teriam dificuldades de sobreviver e de agregar valor ao seu produto. Vendendo em conjunto, eles têm uma condição de negociação muito mais favorável. O caminhão é climatizado e garante a entrega de um produto com melhor qualidade.”

A presidente do PPS em Marília, Alessandra Berriel, destacou o alinhamento da administração municipal com o Estado. Berriel participou pessoalmente da discussão para investimento com o secretário,que é dirigente do partido no estado.

Em seu discurso, o prefeito Daniel Alonso lembrou que a cidade tem tradição no setor de agronegócios. A Câmara de Marília, representada pelos vereadores Luiz Eduardo Nardi, Cícero, Evandro Galete e João do Bar.