Marília

Hospital Espírita inaugura centro médico geral para dar suporte a psiquiatria

Hospital Espírita inaugura centro médico geral para dar suporte a psiquiatria

O HEM (Hospital Espírita de Marília), inaugurou nesta terça-feira, 18, o Centro Médico Aconchego, um conjunto de salas de exames, consultórios médicos e até um centro cirúrgico equipado para atender casos de pequena e média complexidade. O objetivo é voltar a ser um hospital de atendimento geral, além de continuar a oferecer atendimento psiquiátrico.

O atendimento no Centro Médico será direcionado párea casos particulares e de convênios. A ideia é que o espaço se torne fonte de arrecadação para ajudar a manter a estrutura de atendimento psiquiátrico, direcionada para o SUS. O Hospital Espírita de Marília é referência para 62 municípios da região e atende, atualmente, 200 pacientes, sendo 90% deles pelo sistema SUS.

A nova unidade está agregada à clínica Aconchego (em funcionamento há aproximadamente dois anos) e ao antigo prédio, sede do HEM. O controlador do HEM, Bruno Armentano, afirmou que a construção deste novo centro médico, foi possível graças as parcerias entre sociedade e empresas da cidade.

“O objetivo é transformar a psiquiatria em especialidade do HEM, seguindo as diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde). Então o hospital está se atualizando para continuar atendendo a população SUS. Este prédio veio de doações das empresas como o Grupo ZDA e Marilan e com isso, a gente reverte essa doação nesta obra que irá qualificar, ainda mais, o serviço do hospital”, comemorou

José Rubis Garla, presidente do conselho administrativo da Marilan, ressaltou a importância dos serviços prestados pelo HEM. “Nós da família Garla, temos muita honra e alegria em poder colaborar com esta obra significativa. Tivemos um caso na família em que um tio ficou internado por mais de 20 anos no HEM. Por isso, nós valorizamos e sabemos o quanto foi, é e continuará sendo importante o trabalho realizado aqui. Ficamos muito felizes em ver a quantidade de voluntários que participaram e se entregaram a este projeto”, falou Garla.

O presidente da Câmara de Marília, Delegado Wilson Damasceno (PSDB),o prefeito, Daniel Alonso, o vereador Marcos Rezende (PSD), a secretária municipal de saúde, Kátia Ferraz Santana e a secretária municipal de assistência e desenvolvimento social, Vânia Lombardi, também participaram da solenidade de inauguração.

Para Damasceno, com auxílio da iniciativa privada, o HEM poderá expandir seu atendimento.  Daniel Alonso disse que a saúde de Marília está passando por um momento de muitas conquistas.