Marília

Acim divulga indicadores de reação na economia e comércio

Adriano Martins, vice-presidente da Associação Comercial
Adriano Martins, vice-presidente da Associação Comercial

Balanço de vendas na primeira quinzena de julho mostra crescimento de 7,9% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Associação Comercial de São Paulo e comemorados pela direção da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília).

“Foi a maior alta quinzenal registrada neste ano”, disse o o vice presidente da Acim, Adriano Luiz Martins. Para ele, os dados são indicadores da reação do comércio em geral diante das crises econômicas, social e política que o País vive nos últimos tempos. As vendas a prazo subiram 4,5% enquanto pagamentos à vista cresceram 11,2%. O setor de vestuário, impulsionado pela queda de temperaturas, influenciou o resultado.

De acordo com o presidente da ACSP, Alencar Burti, os resultados positivos são explicados pela base fraca do ano anterior, mas também confirmam a tendência de recuperação do varejo.

“Apesar da crise institucional que abala o País, os dados continuam mostrando recuperação, ainda que insuficientes para cobrir as perdas dos últimos anos ou até mesmo do ano passado. É um resultado positivo, mas que deve ser comemorado com cautela”, disse Alencar Burti, que também é presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Além da base fraca, a liberação do FGTS, a queda dos juros e o alongamento dos prazos, o forte recuo da inflação contribuiu para o desempenho positivo do varejo na capital paulista.

Para Adriano Luiz Martins o comércio paulistano serve como tendência por ser heterogêneo e o mais intenso do País. “Não tenho dúvidas de que está existindo a reação”, reforçou o vice presidente da associação comercial de Marília.

“O problema é que o Governo está parado, sempre se explicando sobre os escândalos que surgem diariamente, e a economia gira enfraquecida por influencia do mal comportamento dos políticos”, opinou o dirigente mariliense.