Nacional

Emissão de passaportes recomeça nesta segunda; fila de espera é longa

Emissão de passaportes recomeça nesta segunda; fila de espera é longa

A Casa da Moeda, responsável pela impressão de passaportes no país, deve iniciar nesta segunda-feira a retomada dos processos após  impasse provocado por falta de orçamento do governo federal. Mas quem está na fila precisa ter paciência.

No período de suspensão, foram represados cerca de 175 mil pedidos, que passarão ser processados na ordem cronológica das solicitações.

Em nota, a Polícia Federal, responsável pelo cadastro e  entrega dos documentos, divulgou em nota que vai trabalhar em parceria com a Casa da Moeda para que haja normalização da emissão de passaportes o mais breve possível, mas não divulgu prazos.

A emissão dos passaportes foi suspensa porque, mesmo com dinheiro em caixa, a PF não tinha previsão orçamentária de gastos com o serviço, o que impede agentes públicos de usar os recursos.

O limite de empenhos foi liberado na sexta-feira. O serviço estava suspenso desde o dia 27 de junho. 

A lei que libera recursos para a emissão de passaportes foi sancionada na última quarta-feira (19) pelo presidente Michel Temer, autorizando de crédito extra de mais de R$ 102 milhões para o Ministério da Justiça. 

De acordo com a PF, são realizados 11 mil atendimentos por dia útil para a requisição do documento em todo o país.