Nacional

Fiscalização flagra maus tratos e sinais de rinha de galo na região

Fiscalização flagra maus tratos e sinais de rinha de galo na região

A Polícia Ambiental de Marília flagrou criação de galos com pelo menos seis animais feridos com indícios de maus tratos e violência em Álvaro de Carvalho.

Os policiais também recolheram material usado para rinha de galos. Não houve flagrante de rinhas, o que impediu medidas mais graves. Ainda assim, os criadores dos galos foram multados em R$ 18 mil.

Segundo a polícia ambiental, os galos apresentam sinais de mutilação das esporas e cristas, aparentando que os animais estavam sendo utilizados em rinha de galos.

A conduta praticada pelo infrator encontram-se tipificada de acordo com o artigo 32 da Lei Federal 9605/98, com a penalidade de detenção, de três meses a um ano, e multa.

Não é um caso isolado na região. No sábado, policiais desmontaram uma rinha em em Presidente Prudente. Foram flagrados 35 apostadores ou espectadores. A polícia flagrou duas brigas de animais. As aves já estavam machucadas e uma delas, inclusive, foi encontrada morta.

Além de 35 galos, objetos usados para treinar as aves. Os donos dos animais foram localizados e responderão por crime de maus tratos, bem como pagarão multa de R$ 3 mil por ave. Quem apenas assistia as brigas também foi autuado.