Marília

Pane de avião em Campinas atrasa e cancela voos da região

Pane de avião em Campinas atrasa e cancela voos da região

O Aeroporto de Viracopos, em Campinas, que recebe vôos de Marília e região operados pela Azul, teve as operações interrompidas entre 5h40 e 8h40 de hoje (25) por causa de incidente com uma aeronave particular de pequeno porte. Um vôo de Marília sofreu atraso. Voos de Prudente e Araçatuba foram cancelados. O problema começou quando o pneu do avião modelo AC-95 estourou e a aeronave foi rebocada com ajuda de uma plataforma móvel.

O voo AD9163, de Marília, que deveria ter pousado às 9h27, só decolou 55 minutos depois do previsto e chegou às 10h22, com quase uma hora de atraso. Voos com partida e chegada em Prudente e Araçatuba foram cancelados.

Segundo a assessoria de imprensa de Viracopos, até cem voos entre chegadas e partidas, foram prejudicados. Alguns voos foram transferidos para aeroportos de São Paulo e do interior do estado, como São José dos Campos e Ribeirão Preto. Apesar da liberação da pista, a previsão é que outros voos também atrasem ao longo do dia.

Em nota, a Azul informa que “a companhia ainda está apurando o impacto nas operações por conta da interdição da pista de São Paulo (Viracopos) na manhã desta terça (25). Até o momento, 24 voos foram cancelados, mas nenhum com destino ou partida de Marília. A Azul esclarece ainda que está prestando toda assistência necessária aos seus Clientes, de acordo com a Resolução 141 dá Agência Nacional de Aviação Civil.”

Segundo o portal G1 Campinas, o incidente ocorreu às 5h40. O avião, modelo AC-95, foi removido para o pátio, mas, mesmo assim, as partidas e chegadas ficaram suspensas por medidas de segurança durante o procedimento da equipe de manutenção. A aeronave precisou ser içada e colocada em uma plataforma móvel. A pista foi liberada às 8h40 para a operação normal do aeroporto.

Viracopos tem movimentação mensal de 735 mil pessoas, segundo levantamento feito em julho. A companhia aérea Azul, principal afetada pelo incidente, informou que suas operações estão em processo de normalização. “A companhia esclarece que está prestando toda assistência necessária aos seus clientes, de acordo com a Resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil”.