Marília

Santa Casa atinge 70% de atendimentos pelo SUS em Marília

Santa Casa atinge 70% de atendimentos pelo SUS em Marília

A Santa Casa de Misericórdia de Marília superou marca de 70% dos atendimentos realizados via SUS (Sistema Único de Saúde). Foram 34.498 atendimentos ambulatoriais (média de 5.749/mês). Destes procedimentos, 7.548 são referentes à Oncologia. O hospital realizou ainda 3.818 sessões de quimioterapia no tratamento do câncer.

O Ambulatório de Tabagismo, com atendimentos totalmente gratuito, referência para uma região com mais de 1 milhão de habitantes, recebe mensalmente 300 pacientes (em média) e apresenta resultados satisfatórios, com 64% de sucesso para as pessoas que querem largar o hábito de fumar em definitivo.

Os números consolidados do primeiro semestre de 2017 apontam ainda atendimentos em diversas especialidades médicas como Ortopedia, Nefrologia, Cardiologia, Oftalmologia e outras.

Foram 11.032 pacientes internados pelo SUS nos primeiros seis meses de 2017, o que corresponde a uma média mensal de 1.839 pessoas internadas/dia. Dos pacientes internados, em alta complexidade, aproximadamente 80% passaram por procedimentos cirúrgicos.

O setor de Cardiologia da Santa Casa fez 602 cateterismos e 170 angioplastias pelo SUS de janeiro a junho deste ano. No que diz respeito a atendimentos em Nefrologia, além dos procedimentos ambulatoriais, foram efetuadas no hospital 13.434 (2.239 por mês) sessões de hemodiálise.

O resultado transforma o hospital filantrópico em um grande centro de referência de saúde pública para uma região de 62 municípios abrangidos pelo DRS 9 (Departamento Regional de Saúde).

Em abril deste ano, a Santa Casa completou 88 anos de muito trabalho e busca contínua pelo atendimento de excelência. Reformas, modernizações e aquisições de equipamentos através de doações, campanhas, emendas parlamentares e recursos próprios são empenhos da direção do hospital para proporcionar um atendimento de qualidade.

O 2º vice-provedor, Luiz Antônio Orlando, ressaltou que é importante chegar ao conhecimento da comunidade o papel da Santa Casa como prestadora de serviços referenciados em alta complexidade ao SUS.

“Somos importantes na assistência em saúde pública em âmbito regional. O nosso hospital é filantrópico e os números traduzem o nosso potencial de atendimento em diversas especialidades médicas”.